Educação: estudantes que dependem do Fies ainda não conseguiram começar a estudar

Compartilhe esta notícia:

Segundo os estudantes, o MEC não enviou dados de novos alunos com direito a ajuda para as faculdades. Sem isso, as instituições não conseguem emitir documento para liberar o financiamento na Caixa.

Estudantes que dependem do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda não conseguiram começar a estudar porque estão sem acesso ao documento que liberaria o recurso na Caixa Econômica Federal.

O programa oferece 100 mil contratos de financiamento em cursos de graduação em universidades privadas. O resultado dos selecionados saiu no dia 25 de fevereiro e os alunos precisam assinar o contrato até 10 de abril. No entanto muitos ainda não conseguiram destravar a burocracia.

Segundo os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) não enviou para as universidades a lista dos alunos com direito ao financiamento. Sem isso, as instituições não conseguem emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), um dos papéis exigidos pela Caixa Econômica Federal para fechar o contrato.

Em outros casos, os estudantes dizem que o atraso ocorre na migração de dados entre o MEC e a Caixa: os alunos até conseguem emitir o DRI, mas na Caixa, a informação não está atualizada.

Procurado, o MEC disse que o assunto deveria ser tratado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O fundo, por sua vez, ainda não se manifestou.

As informações foram retiradas do G1.

Compartilhe esta notícia: