Conhecimento: danos que uma noite mal dormida traz ao cérebro

Compartilhe esta notícia:

Dormir menos do que o necessário em uma noite afeta concentração e sistema imunológico.

Os malefícios de dormir mal são muitos. A privação de sono crônica pode aumentar os riscos de você ter uma hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar. Mas quantas horas de sono afinal cada pessoa precisa? Isso, na verdade, é muito relativo, para alguns pode ser seis horas, para outros dez!

O problema é que apenas uma noite mal dormida já pode ocasionar uma série de problemas e, de acordo, com especialistas, um terço da população está dormindo 2 a 3 horas a menos do que precisa.

Confira alguns dos malefícios da restrição de sono, mesmo por uma noite:

1 – Aumenta a chance de acidentes – Pode parecer óbvio, mas com apenas um pouco de redução do sono já aumentam os problemas com concentração e cansaço.

2 – Detona o sistema imunológico – O sistema de defesa do nosso corpo está intimamente ligado ao ciclo do sono, e mesmo tendo ele ruim por uma noite, já é possível sentir as consequências.

3 – Aumenta os problemas de memória – Há algum tempo os médicos já sabem que é durante a noite que fixamos a memória. Por isso mesmo, com uma noite mal dormida, já é possível sentir diferenças.

4 – Descontrola o apetite – Nosso organismo se organiza nos ciclos circadianos (palavra latina que significa “cerca de um dia”), ou seja, os hormônios são todos regulados para estarem em diferentes quantidades durante as 24 horas do dia. Se dormirmos pouco, há uma alteração nessa ordem toda, inclusive na grelina e leptina, os hormônios relacionados à saciedade.

5 – Prejudica a aparência – Alguns estudos têm mostrado que pessoas que dormem menos são consideradas menos atraentes. A culpa não é somente das olheiras, mas também do fator hormonal. Pouco sono ou sono de má qualidade está relacionado a uma redução na produção do hormônio de crescimento GH, que é fundamental para a renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e o acúmulo de tecido adiposo.

6 – Deixa você mais emocional – Pode parecer estranho, mas o sono ativa mais áreas emocionais no nosso cérebro. Uma pesquisa publicada junho de 2013 mostrou a hiperativação do sistema límbico, de áreas cerebrais relacionadas ao estresse e ansiedade em pessoas privadas de sono. Isso significa menos controle emocional quando se dorme pouco. Na prática, isso significa mais ataques de raiva e tristeza no dia a dia, mesmo após apenas uma noite pouco dormida.

7 – Reduz o tecido cerebral – Um estudo pequeno, feito com 15 homens e publicado na revista científica Sleep, mostrou que apenas uma noite mal dormida estava ligada a sinais de perda do tecido cerebral. Os cientistas constaram isso por meio dos níveis no sangue de duas moléculas do cérebro, que normalmente aumentam após algum dano neste órgão.

Compartilhe esta notícia: