SP e MG: Fundecitrus eleva previsão de safra de laranja a quase 285 mil caixas

Compartilhe esta notícia:

O Brasil é o maior exportador global de suco de laranja.

A safra de laranja 2018/19 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve alcançar 284,88 milhões de caixas de 40,8 kg, projetou o Fundecitrus, em uma elevação de 3,3 por cento ante o esperado em dezembro.

Conforme o Fundo de Defesa da Citricultura, o novo volume estimado se aproxima dos 288,29 milhões de caixas considerados em maio de 2018, embora seja ainda 28,5 por cento menor frente os quase 400 milhões de caixas de 2017/18.

“As chuvas se intensificaram com a chegada da primavera e, embora tenham ficado abaixo da média nos últimos dois meses, foram satisfatórias durante o principal período de colheita das laranjas Pera Rio, Valência e Valência Folha Murcha, o que contribuiu com o aumento do peso dos frutos dessas variedades”, afirmou o Fundecitrus em relatório.

Conforme a entidade, considerando-se todas as variedades, o tamanho médio foi reestimado para 260 frutos por caixa (157 gramas por fruto), contra os 267 frutos por caixa (153 gramas por fruto), com a taxa de queda de frutos média do cinturão citrícola em 16,70 por cento.

Ainda segundo o Fundecitrus, a colheita das variedades precoces foi encerrada. Em paralelo, a colheita da Pera Rio soma 97 por cento e das variedades Valência, Valência Folha Murcha e Natal, cerca de 92 por cento.

No cômputo geral, 95 por cento da safra já foi colhida.

“A redução do ritmo de colheita em comparação à temporada anterior, que nessa mesma época já tinha atingido 97 por cento, está sendo observada nesse final de safra, em função do maior volume de laranjas de terceira e quarta floradas produzidas em 2018/19”, destacou a entidade.

Fonte: Reuters

Compartilhe esta notícia: