Lúdico: livro infantil explica às crianças como é o transplante de medula

Compartilhe esta notícia:

Os desenhos mostram a interação entre os anjos e os protagonistas. Lançamento da obra acontece neste domingo, em Belo Horizonte (MG).

Quando uma criança é diagnosticada com uma séria doença que afeta as células do sangue (como leucemia e linfoma) e o transplante de medula óssea é necessário, muitas questões passam pela cabeça do pequeno. Não é fácil para pais e médicos explicar todos os percalços que serão enfrentados durante o tratamento.

Dessa dificuldade, nasceu o livro “Esquadrão dos Anjos”, escrito pela jornalista Nalu Saad e pelo médico Vanderson Rocha, que será lançado neste domingo (17), no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB).

A intenção é mostrar para crianças, por meio de uma história lúdica cheia de seres mágicos, quais serão todos os passos que serão percorridos antes e depois de um transplante de medula.

Na obra, de 36 páginas, os personagens Maria Flor e Pedro Jardim se encontram com vários anjos – símbolos para médicos, enfermeiros, psicólogos e outros muitos profissionais do universo da saúde que atuam no processo de cura de uma criança que necessita de um transplante.

“O livro foi feito para mostrar à criança que o processo não será fácil. Os anjos aparecem para dizer que, mesmo sendo um tratamento difícil, é possível ter um jeitinho para driblar as situações ruins”, conta Nalu Saad.

A busca por um doador, a queda de cabelo, a falta de apetite são algumas das abordagens ao longo da história. “Também falamos que a criança precisará ficar isolada após o transplante. Isso é o que pega mais para eles, saber que não poderão brincar com outras pessoas durante um tempo”, explica a jornalista.

Quem assina o prefácio é o ator Reynaldo Gianecchini, que passou por um transplante autólogo (quando se usam as células do próprio paciente) para tratar de um linfoma, enquanto as ilustrações são de Iara Rachid.

Compartilhe esta notícia: