Dores nas costas podem ser causadas por rotina e má postura

Compartilhe esta notícia:

Uma das maiores queixas da população brasileira é causada pelo sedentarismo, atividades físicas mal orientadas, obesidade e desatenção.

As dores nas costas são uma das maiores queixas da população brasileira, muito comum tanto entre o público jovem como em pessoas de idade mais avançada. Na maioria dos casos, as dores trazem mudanças no estilo de vida, com redução de movimentos e atividades, comprometendo a qualidade de vida.

A cabeleireira Roseli Di Lena conta que passa o dia de pé por causa da profissão. “No fim do dia minha coluna dói muito. Com certeza não ficar na postura correta ajuda muito no cansaço e nas dores. Eu tento me policiar e mudar a postura, mas nem sempre é fácil”, afirma.

Outro problema comum para quem sente dores na coluna é não sentar na postura correta ao mexer no computador. A fisioterapeuta do Hospital das Clínicas, Silvia Ferreira Andrusaitis, ensina a posição correta.

“A primeira dica é a altura do monitor. Ele tem que estar em uma altura confortável em que a gente não precisa inclinar muito a cabeça e ficar com ela em uma posição mais ereta. O teclado deve estar em um acesso fácil, confortável para os braços e com os cotovelos apoiados. A lombar em uma cadeira confortável e os pés paralelos, apoiados em uma pequena inclinação do tornozelo”, explica.

Mas não são apenas as posturas corporais inadequadas que causam as dores. O sedentarismo, atividades físicas mal orientadas, obesidade ou momentos de lazer também podem afetar. “Erramos a postura em locais de longa permanência. Se você vai ficar um bom período na mesma posição dentro de um ônibus ou de um carro, ou ainda na sala de aula ou no trabalho, é quando acontecem os erros de postura”, avisa a fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Ana Paula.

Uso de smartphones pode causar lesões

O hábito de usar o celular também pode causar lesões. De acordo com o especialista do Instituto de Traumatologia do Hospital das Clínicas, Mateus Saito, pelas dimensões reduzidas dos notebooks, tablets e smartphones, podem ocorrer duas situações de trauma.

“A partir de 30 minutos de utilização contínua acabam surgindo o que chamamos de pontos de dor muscular que acabam levando a sintomas de fadiga, de irritação, e essa posição do pescoço acaba sobrecarregando os discos intervertebrais podem levar a consequências futuras como dores e hérnias cervicais”, finaliza.

Confira oito dicas para evitar dor nas costas:

Repousar – Deitar no chão ou em um colchão mais duro por 10 minutos, com pernas apoiadas sobre uma cadeira.

Dormir de lado – Com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas.

Compressas mornas – Colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo por mais de 20 minutos.

Tomar banho quente – Aproveitar a pressão da água sobre o lugar dolorido.

Sentar de maneira correta – Não cruzar as pernas ao sentar, sente-se em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar as plantas dos pés no chão.

Não ficar muito tempo na mesma posição – Levantar de hora em hora, no mínimo, e movimentar os quadris.

Massagem – Feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos; evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar”.

Alongamentos – Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: