Cidade já tem mais de 80 casos notificados de dengue

Compartilhe esta notícia:

21 deles confirmados; 56 casos continuam em investigação.

Taquaritinga já está oficialmente com 21 casos confirmados de dengue. Um deles é importado: um homem que veio de Araraquara e trouxe os sintomas da doença. Araraquara vive uma epidemia de dengue, com quase 2 mil casos, inclusive uma morte. O Departamento Municipal de Controle de Vetores (Demcove), dirigido por Fabrício Fernando Araújo, já notificou 83 casos na Cidade e outros 56 ainda estão em investigação. Seis deles foram descartados.

A preocupação maior, conforme Araújo, é com os dias de Carnaval (cujo Trio Elétrico Batatão começa já na semana que vem), quando turistas da região, inclusive da epidêmica Araraquara, costumam vir para Taquaritinga viver o clima da folia. Casos importados costumam triplicar, especialmente nas chamadas “repúblicas”, tradição maior na Cidade de uns tempos para cá. Os agentes municipais do Demcove prometem vigilância nesses locais de aglomeramentos.

O departamento também está intensificando a vistoria de casa em casa e, em casos específicos, realiza nebulização (que a população chama de “fumacê”), mas os moradores devem ficar atentos ao menor sinal: paciente com febre, geralmente de dois a 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, mialgia (dor muscular), artralgia (dores nas articulações), dor de cabeça, dor ao redor dos olhos) e manchas pequenas arroxeadas pelo corpo.

Já os sinais de alarme (de que a doença pode estar se agravando) é quando você apresentar: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramentos, tontura ou desmaio, agitação ou sonolência, pele fria e pálida, queda abrupta da temperatura do corpo, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar e choro persistente em crianças. Mas atenção: estes sintomas podem aparecer a partir do 3º dia da doença e indicar dengue grave. Se você apresentar um deles, procure o serviço de saúde imediatamente.

Compartilhe esta notícia: