Ideias: brincadeiras para ‘chá de panela’ animam a festa

Compartilhe esta notícia:

O tradicional “chá de panela” é um momento muito especial para a noiva, pois ela recebe familiares e amigos para a ajudarem nessa nova fase. Nada melhor do que organizar algumas brincadeiras que animam a galera e são ótimas a interação e descontração dos convidados.

Seja um chá de panela somente com mulheres ou também com homens (“chá bar”), todos podem participar da diversão. Confira algumas ideias para a data ser ainda mais incrível:

  1. Adivinhe o presente: Esta é a tradicional brincadeira em que a noiva deve adivinhar o que tem dentro do pacote de presente. Caso ela acerte, a pessoa que deu o presente deve pagar um castigo escolhido pela noiva, caso a noiva não acerte o palpite, a pessoa que deu o presente pode dar um castigo à noiva.
  2. “Quem sou eu?”: Para quem quer apostar em um chá de cozinha moderno, esta brincadeira é perfeita para substituir a tradicional adivinhação de presentes. Para brincar, as convidadas recebem um papel na chegada do chá, para que escrevam suas principais características, gostos ou até mesmo algo que ela sempre diz para a noiva. Em seguida, elas colam o papel no presente. Quando a noiva pegar o presente, através da frase tentará adivinhar de quem é o presente. Se a noiva não acertar, ela recebe o castigo, se acertar, pode dar castigo à convidada.
  3. Entrevista sobre o noivo: A equipe organizadora do chá deve coletar algumas informações sobre o noivo. No dia do chá, a noiva deve responder todas as perguntas corretamente, sobre datas de aniversário do noivo e do casal, cor preferida do noivo, comida favorita, gosto musical, curiosidades sobre a família do noivo, etc. Use a criatividade para fazer perguntas aleatórias, a intenção é que ela não acerte tudo para que as convidadas possam se divertir pintando a noiva ou fazendo ela pagar um castigo toda vez que ela errar.
  4. Feitiço contra o feiticeiro: No começo da festa, peça para que as convidadas escrevam um castigo para a noiva em um pedaço de papel. Elas devem colocar o nome atrás do papel e guardá-los em uma caixinha. Depois, cada convidada deve sortear um papel, e ao invés da noiva pagar o castigo, a própria convidada que escreveu deve fazê-lo. Por exemplo, se a convidada escreveu para a noiva fazer uma dança sensual, ela mesma deverá pagar o castigo.
  5. Reconheça a história: Esta é uma brincadeira muito divertida que faz a noiva recordar bons momentos que teve com cada convidada. Em um papel, cada amiga escreve uma situação engraçada que ela tenha vivido com a noiva. Em seguida, coloca o papel em uma caixinha. No momento da festa, a noiva pega um papel por vez, lê a história e tenta adivinhar quem foi a amiga que escreveu. Se ela adivinhar, a convidada se levanta, entrega o presente e paga um castigo. Se a noiva não acertar quem escreveu, a convidada pode dar um castigo à noiva.
  6. Fio de costura: Antes de começar o chá, cada convidada deve cortar um pedaço de uma linha de costura, do tamanho que desejar e guardar consigo. No final do chá, após feita a brincadeira para revelar os presentes, cada convidada tenta envolver a cintura da noiva com o fio que cortou. Aquela que acertar o tamanho da cintura da noiva, ganha um brinde. Pode ser chocolate, ou uma lembrancinha especial preparada somente para quem acertar os desafios.
  7. Desafio do vestido de papel: Organize as convidadas em equipes, o ideal é de 3 a 5 pessoas, dependendo do número de pessoas. Cada equipe irá escolher uma pessoa para ser a noiva, e deverão montar um vestido e produzir essa noiva, toda de papel higiênico. A organização do chá de panela deverá entregar para cada equipe alguns rolos de papel higiênico para que elas criem um vestido de papel maravilhoso com tempo total de 5 minutos cronometrados. Quando o tempo acabar, cada equipe deverá apresentar à noiva o seu vestido e a noiva escolherá qual ela mais gostou. A equipe do vestido escolhido ganhará um brinde da noiva.
  8. Ele ou ela?: Alguns dias antes do chá, a equipe organizadora deve fazer algumas perguntas ao noivo e a noiva e escrever em um papel frases com coisas que eles disseram ou contaram. O ideal é captar citações engraçadas e aleatórias, sobre costumes, gostos e pensamentos dos noivos. Faça vários pequenos papéis, alguns com as falas do noivo e outros com as falas da noiva, dobre os papeizinhos e coloque em uma caixinha. No dia do chá, uma pessoa da equipe tira um papel por vez, lê para os convidados e eles têm que adivinhar se quem disse aquela frase foi o noivo ou a noiva. Quem errar paga um castigo.
  9. Declaração de amor: Esta brincadeira pode ser feita de duas formas. Ou a noiva faz a declaração de amor, ou as convidadas. O ideal é separar uma caixa com diversos objetos aleatórios, e a pessoa deve começar sua declaração de amor. Alguém deve estar no comando da brincadeira para sortear e mostrar os objetos. Quem estiver fazendo a declaração de amor deve tentar encaixar o nome do objeto mostrado no meio da sua declaração.
  10. Quem é o noivo?: Nesta brincadeira, a noiva deve estar de olhos vendados. Em seguida, colocam-se alguns homens ao redor da noiva e ela deve tentar adivinhar qual deles é o noivo. Escolha homens que tenham uma altura e um perfil parecido com o do noivo, para confundir a noiva. Os homens não devem falar durante a brincadeira, pois a noiva pode reconhecer o noivo pela voz. Se desejarem, eles podem circular ao redor dela para dificultar a brincadeira.
  11. Bingo: Para quem quer sortear brindes durante o chá de panela, o bingo é uma maneira superdivertida para animar os convidados. No início do chá, entregue uma cartela de bingo para cada convidado e peça que escrevem seus palpites sobre o que a noiva irá ganhar. A medida que a noiva abre os presentes, quem acertar o presente, marca um quadro. Desta forma, quem completar a cartela ou a fileira, ganha um brinde.
  12. O tempero do amor: Em alguns pratinhos plásticos, coloque um tipo de tempero em cada um, como por exemplo: salsinha, cebolinha, almeirão, alho, manjericão, etc. Depois, vende a noiva e ela terá de adivinhar qual é o nome de cada tempero. Caso ela erre, as convidadas poderão sortear um castigo para ela pagar.
  13. Nome da noiva: Esta é uma das mais tradicionais brincadeiras para chá de panela. No início do chá, as convidadas escolhem um nome diferente e engraçado para a noiva. A partir daí, todas só poderão chamá-la pelo nome escolhido. Quem errar, chamando a noiva pelo seu nome real, deverá pagar uma prenda.
  14. Conselheira amorosa: Corte papéis com formatos de coração e dê um para cada convidada. Nele, elas deverão escrever um conselho sobre a vida a dois. Depois, a noiva terá que ler os conselhos em voz alta e tentar adivinhar quem foi que escreveu. Esta brincadeira pode se tornar um lindo quadro ou caderno de recordações para a noiva, pois ela pode pendurar em um mural os corações com os conselhos, ou colar em um caderno de recordações.
  15. Classificados: No início da festa, cada convidada recebe uma folha de papel para que ela descreva algum objeto que ela queira desapegar/vender, como por exemplo: sapatos, roupas, relógio, etc. Ela deve escrever como se fosse um anúncio nos classificados do jornal, dizendo sobre suas qualidades, estado de conservação, entre outros. Em seguida, as convidadas sentam em roda para ler seus anúncios, mas na brincadeira elas devem substituir o nome do produto pelo nome do noivo.

São diversas as opções para animar o chá de panela. Uma dica é escolher entre três ou quatro brincadeiras para não cansar os convidados. A noiva deve optar por aquelas que se identificam mais com o tipo da festa e que as convidadas irão gostar. O importante é tornar este dia especial ainda mais divertido, e que cada presente tenha uma história divertida para o casal se lembrar da pessoa que o entregou.

Compartilhe esta notícia: