Gestação: Infecção urinária na gravidez: saiba tratar e prevenir

Compartilhe esta notícia:

Apesar de desagradável, pode ser facilmente tratada quando diagnosticada com antecedência.

A gravidez é uma fase maravilhosa na vida de qualquer mulher, mas é normal trazer consigo alguns sintomas indesejáveis, tais como os da infecção urinária ou cistite.

Entre os sintomas mais freqüentes estão: dor para urinar, aumento da frequência urinária e em casos mais graves, dor lombar e febre. Além disso, há a possibilidade de septicemia (infecção generalizada).

Ao engravidar, é importante estar sempre atenta às mudanças no corpo e no organismo. Os sintomas da infecção urinária são característicos e, no caso de se manifestarem, o primeiro passo a ser dado é procurar um especialista.

Vale dizer que as mulheres, de uma maneira geral, são predispostas à infecção urinária devido à posição anatômica da uretra e do ânus, permitindo que as bactérias de origem intestinal, como a Escherichia Coli, penetrem através da uretra.

Nas mulheres grávidas, os riscos são ainda maiores por alguns fatores: embebição dos tecidos (elevação do teor aquoso dos tecidos); redução dos fatores protetores locais no trato urinário; aumento da circulação sanguínea na região pélvica, que resulta no aumento da umidade na vagina e aumento do volume do útero, que pode fazer com que a urina fique acumulada no canal.

Tratamentos caseiros

Hidratação: tomar bastante água ajuda na hidratação do organismo, contribuindo também com a diluição da urina, de modo a evitar que a mesma cristalize.

Suco de cranberry: rico em vitaminas C e E, o cranberry ajuda a tratar e a combater novos episódios de infecção urinária.

Ingestão de vitamina C: assim como o cranberry, outras frutas também são ricas em vitamina C (que ajuda a liberar as toxinas do organismo), tais como: laranja, kiwi, abacaxi, morango, groselha preta, etc.

Chá de manjericão: com ação inibitória, o chá de manjericão é ideal para combater as bactérias da infecção urinária.

Começar o tratamento adequado o quanto antes é de extrema importância para curar a infecção urinária e evitar que o quadro se agrave. Aliadas aos antibióticos prescritos pelos médicos e às medidas caseiras, algumas ações simples no dia a dia ajudam a combater o problema, como urinar antes e após a relação sexual, realizar a higiene íntima diariamente e consumir alimentos diuréticos (melancia, aspargo, graviola, laranja, entre outros).

Perguntas frequentes

  1. É permitido ter relações sexuais durante a gravidez e com infecção urinária?

É recomendável que não. O risco de piorar o quadro é grande com a subida dos germes para os rins. Deve-se, portanto, esperar que a infecção seja curada completamente antes que o casal volte a ter relações sexuais.

  1. A infecção urinária traz riscos para o bebê?

A presença de infecção urinária não tratada está associada ao nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional e ao trabalho de parto prematuro, o que pode trazer sequelas ao recém-nascido.

  1. A infecção urinária pode se tornar mais perigosa durante as últimas semanas de gestação?

Sim, inclusive pode induzir ao trabalho de parto prematuro.

  1. Quais os riscos para a mãe e para o bebê se a infecção urinária não for tratada adequadamente?

Quadros mais graves de infecção urinária podem causar à mãe a perda do rim ou mesmo infecção generalizada. Já o bebê, pode nascer abaixo do peso e com todas as consequências de um nascimento prematuro.

  1. O que fazer para prevenir a infecção urinária?

Faz parte dos exames pré-natais de rotina a realização da urocultura, que detecta se existe alguma bactéria na urina da gestante. Realizar este exame e passar pelas consultas com regularidade são as principais ações preventivas contra a infecção urinária durante a gravidez.

Caso notem os primeiros sintomas da infecção urinária, as mulheres devem buscar o tratamento imediato recomendado pelo médico. Com atenção e cuidados adequados, é possível que as mamães tenham uma gestação saudável e sem riscos para o bebê!

Compartilhe esta notícia: