Sinta na Pele: artistas retratam sofrimento de animais na campanha e exposição

Acorrentados. Violentados. Confinados. Traficados. Depenados. Abandonados. Engaiolados. Humanizados. Escalpelados. Torturados. Encarcerados. Explorados. Caçados. É assim, que ao longo dos últimos séculos, o ser humano tem tratado os animais.

Através de um ensaio fotográfico belíssimo e chocante, a campanha “Sinta na Pele” mostra que não podemos mais permitir que milhões de animais, todos os dias, sejam torturados e mal tratados.

“É nossa obrigação parar para refletir, despertar e mudar nossa maneira de viver e ver os animais. Vamos sentir na pele o que os animais sentem”, diz a Ampara Silvestre, organização idealizadora da campanha.

Lea T, Thaila Ayala, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Laura Neiva, João Vicente de Castro, Fê Paes Leme, Fernanda Tavares, Luan Santana, Romulo Arantes Neto, Ellen Jabour, José Loreto e Fiorella Mattheis são os artistas que participaram do ensaio, feito pelo fotógrafo Jacques Dequeker.

Trata-se de imagens fortes e reais que conseguem passar toda a aflição e a dor que os seres humanos infligem aos animais. O texto de divulgação da campanha nas redes sociais diz tudo:

“Ao longo do tempo, o homem se revelou o mais irracional dos animais. Sua indiferença já maltratou e matou bilhões de seres indefesos.

A ganância desenfreada levou à extinção formas de vida insubstituíveis e devastou brutalmente seus biomas. A cada dia, 150 espécies são exterminadas do planeta devido à interferência humana.

O sofrimento, muitas vezes silencioso, é um grito de socorro desses que não têm voz para se defender.

Precisamos evoluir nosso jeito de nos relacionarmos com a natureza. Evoluir e romper este silêncio.

A conivência incentiva o crime. O poder de mudança está em nossas mãos.

A exploração a que submetemos os animais não-humanos não pode mais ser tolerada.

Tenha empatia. Reflita. Não se cale. Transforme.

Sinta na pele!”

Para que a campanha atinja o maior número possível de pessoas, ela foi transformada também em exposição. Até 7 de março, os treze painéis estarão no Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo. A mostra é gratuita e aberta ao público.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de O Defensor. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Defensor poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."