Saúde: qual a importância da vitamina D?

Compartilhe esta notícia:

A vitamina D é mais que uma vitamina, na verdade é considerada um hormônio e está vinculada com uma série de atividades do nosso corpo, por exemplo, com o sistema imunológico, músculos, sistema cardiovascular, insulina e metabolismo.

A falta dessa substância pode levar a várias complicações, por controlar mais de duzentos genes no nosso organismo.

Doenças autoimunes, inflamatórias intestinais, neurodegenerativas, cardiovasculares, câncer, infecções bacterianas, depressão e outras consequências estão relacionadas com a falta da vitamina D no organismo.

Fontes

A principal fonte de vitamina D não é a alimentação, é através da exposição solar que se efetivamente produz essa substância no nosso organismo.

A alimentação contribui apenas cerca de 10% para a produção da vitamina, podendo ser encontrada em peixes gordurosos, cogumelos secos e óleo de fígado de bacalhau; em menor escala pode ser encontrada também em ovos, leite e fígado bovino.

Para sintetizar a vitamina D é necessário se expor ao sol depois das 9 horas até as 15 horas, antes ou depois desses horários é ineficiente.

Para que a vitamina seja metabolizada, também é necessário ficar sem filtro solar, pois este prejudica a absorção da vitamina. É válido lembrar que o excesso de exposição ao sol pode causar câncer de pele, sempre é bom equilibrar.

Existem também cápsulas de vitamina D que ajudam quem tem deficiência dessa vitamina no organismo, mas mesmo assim a absorção principal é a solar.

Consequências da insuficiência de vitamina D

Depressão

Com certeza não é a única causa, mas a deficiência de vitamina D aumenta o risco de se ter depressão.

Osteoporose e raquitismo

Esses dois problemas enfraquecem os ossos, que podem ser causados pela falta de vitamina D, essencial para absorção do cálcio. O raquitismo é uma doença causada em crianças.

Doenças cardíacas

A vitamina D auxilia no processo de contrações do músculo cardíaco, essenciais para levar o sangue para as extremidades do corpo. Também a substância está interligada com o hormônio que regula a pressão arterial e a falta pode favorecer derrames, infartos e insuficiência cardíaca.

Gravidez em risco

A vitamina D favorece o sistema imunológico, o que é essencial para a grávida, principalmente nos três primeiros meses da gestação, que tem tendência a abortar o “corpo estranho”.

Também ajuda a regular a pressão arterial da mamãe, previne diabetes, infecções e parto prematuro.

Diabetes

A substância participa na produção de insulina pelo pâncreas, que é essencial para evitar diabetes.

Doenças autoimunes

Como a vitamina D favorece o sistema imunológico, já está sendo associada em tratamentos de doenças autoimunes.

Força muscular

A falta da vitamina D faz com que diminua a força muscular, propiciando a fraturas e quedas.

Câncer

A substância em questão, por participar do processo de diferenciação celular, combate o aparecimento de inúmeros casos de câncer, como de próstata, de mama e melanoma.

Autismo

A vitamina pode prevenir também casos de autismo na gestação, por estar interligada com a formação cerebral.

Morte prematura

A taxa de mortalidade pode ser diminuída com a absorção de vitamina D, conforme apontam estudos de Archives of Internal Medicine.

Resfriados e gripes

Como a substância em questão está relacionada com o sistema imunológico, a falta dela pode propiciar a gripes e resfriados.

Cuidado com suplementos

Não tome nenhum suplemento de vitamina D sem a orientação médica, pois o excesso pode causar problemas, como a calcificação de tecidos, levando até os rins perderem a sua função.

Efeitos colaterais e interações

A vitamina D não interage com outras substâncias e não possui efeitos colaterais, exceto quando ingerida em suplementos em excesso, sem orientação médica.

Compartilhe esta notícia: