Brasil pode ter a maior safra de grãos e cana de açúcar da história em 2019

Compartilhe esta notícia:

As perspectivas para o agronegócio no Brasil em 2019 são muito boas. É o que afirma Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo ele, se não tivermos surpresas com o El Niño, devemos colher a maior safra da história. Serão cerca de 240 milhões de toneladas de grãos r 640 milhões de toneladas de cana. O ex-ministro espera mais de 1 bilhão de toneladas em produtos agrícolas no próximo ano.

Apesar disso, Rodrigues acredita que alguns problemas devem persistir. O da logística não foi resolvido, o frete ficou mais caro – principalmente com a instituição da tabela de preços mínimos, após a greve dos caminhoneiros em maio de 2018 – e os fertilizantes ficaram mais caros. Esses empecilhos devem diminuir as margens do produtor.

Para ele, o novo governo irá influenciar também no desempenho do campo, com coisas boas e nem tão boas. “A ministra Tereza Cristina conhece profundamente o assunto da agricultura e há uma pauta mais liberal, que o campo gosta”, disse. Mas, segundo Rodrigues, conversas sobre o clima, e algumas relações internacionais podem impactar o comércio agropecuário.

Compartilhe esta notícia: