Saúde bucal: principal causa do mau hálito é má higiene

Compartilhe esta notícia:

Maior causa do mau hálito não tem relação com estômago.

O mau hálito pode ser resultado de várias condições de saúde e, ao contrário do que muita gente imagina, a maior causa do cheiro ruim na boca não tem relação com problemas estomacais.

Na grande maioria dos casos, o mau hálito é causado por falta de higiene bucal ou limpeza inadequada dos dentes, gengivas e, principalmente, da língua. O órgão é revestido por papilas que podem acumular restos de alimentos, células e bactérias que, uma vez fermentadas, liberam substâncias ricas em enxofre, causando o cheiro ruim na boca.

Uma boa alternativa natural para o tratamento da halitose pode ser feita com gengibre. O 6-gingerol, um componente do alimento, estimula uma enzima presente na saliva que quebra substâncias de mau cheiro, resultando em diminuição nos níveis de odor na respiração exalada.

Para combater o mau hálito os profissionais indicam um shot digestivo que pode ser feito com: suco de 1 limão + 1 colher de sopa de vinagre de maçã + 1/4 xícara de água + 1/2 colher de chá de gengibre em fresco ralado.

Como escovar os dentes corretamente e evitar o mau hálito:

É recomendável que os dentes sejam escovados, no máximo, três vezes ao dia durante, pelo menos, dois minutos, principalmente pela manhã, depois de meia hora após as refeições e antes de dormir.

Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação e evite o excesso de creme dental, que também pode danificar o esmalte. A quantidade ideal de pasta a cada escovação é a correspondente ao tamanho de um grão de ervilha para pessoas maiores de sete anos.

O uso diário do fio dental também é fundamental para combater o mau hálito, já que a escovação somente não é capaz de eliminar os restos de alimentos presos entre os dentes. Quem usa aparelhos ortodônticos precisa ter cuidados redobrados para fazer uma higienização perfeita.

Compartilhe esta notícia: