Jornada de trabalho da enfermagem é tema de Audiência Pública

Compartilhe esta notícia:

A Câmara de Taquaritinga promoverá na próxima sexta-feira, 15 de fevereiro, às 19h, uma Audiência Pública para discussão sobre a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para os servidores da área de enfermagem. O pedido para a realização da audiência partiu do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Até 31 de dezembro do ano passado, a categoria cumpria turno de seis horas diárias. A carga de trabalho foi ampliada, assim como para todo o funcionalismo público, em razão de uma recomendação do Ministério Público, com o objetivo de cumprir a previsão da Lei Municipal n.º 4.314/2016.

Na sessão de segunda-feira (4), o presidente da Câmara, Beto Girotto, formou uma comissão para condução do encontro. Ela ficou assim constituída: Rodrigo de Pietro (presidente), Valcir Zacarias (relator), Tonhão da Borracharia, Prof. Caio Porto, Juninho Previdelli, Marcos Bonilla e Dr. Denis Machado (membros).

Em ofício enviado aos vereadores, o Sindicato destaca que, “em 1993, a II Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde considerou que, pela natureza da atividade, a jornada máxima de trabalho para os profissionais dessa área deveria ser de 30 horas semanais”. Também pontua que “na 122.ª Conferência Nacional de Saúde, 3.ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e na 3.ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, foi deliberada a jornada de 30 horas para o setor”.

“O objetivo é encontrar uma saída legal para esse impasse, diante da reivindicação que nos é apresentada”, afirmou o presidente da Câmara, que acredita na participação maciça da classe.

Manifestação – No último sábado, 2 de fevereiro, aconteceu a manifestação das enfermeiras de nossa Cidade buscando a alteração em sua jornada de trabalho, exigindo 30 horas de serviço semanal. A passeata contou com a presença de centenas de enfermeiras, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taquaritinga, Maria Angélica Tiossi Boer, dos vereadores Tonhão da Borracharia, Caio Porto e Rodrigo De Pietro, além do ex-presidente Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taquaritinga, Gilberto Favero e do ex-vereador Valmir Carrilho Marciano.

Compartilhe esta notícia: