Bicicleta sustentável brasileira conquista o mundo

Compartilhe esta notícia:

Modelo mais simples custa a partir de R$ 784.

O artista plástico uruguaio, Juan Muzzi, radicado no Brasil, criou uma bicicleta feita com plástico reciclado e a batizou de Muzzicycles. Sem soldas e amortecedor, a bike não enferruja. Além disso, outro diferencial é que o quadro de plástico pesa entre 5 e 6kg.

Ela é produzida a partir de resíduos plásticos triturados até virar grãos, adicionados a aditivos químicos, que dão ao material maior resistência. Posteriormente é depositada em uma máquina injetora, que a coloca num molde. Três minutos e meio depois, o que era plástico descartado se transforma no quadro de uma bicicleta.

Segundo Muzzi, o processo de fabricação da sua bike, em comparação ao de uma tradicional, usa 96% a menos de energia e um mínimo de água. Em uma comum, são necessários 1 mil litros para se fazer um quadro.

Até hoje, a Muzzicycles já reciclou 15 toneladas de resíduos plásticos e com eles, fabricou 132 mil bicicletas. Os resíduos utilizados vêm de organizações que trabalham com a coleta de sucata. As bicicletas são vendidas em diversas cores, nos aros 24, 27 e 29.

A marca afirma que o material é bastante resistente, por isso mesmo, dá uma garantia vitalícia para suas bikes. “Elas não quebram nunca mesmo. É um produto para a vida toda”, afirma Muzzi. “Mudando a roda, dá pra passar de pai para filho”, diz.

Foram necessários 12 anos de investimento para montar a fábrica em São Paulo. Hoje o empresário, de coração brasileiro, diz que tem mais clientes no exterior do que aqui. As bikes ecológicas podem ser vistas rodando por cidades do mundo inteiro: Holanda, Argentina, Polônia e em breve, chegarão em Viena, na Áustria, e na Califórnia, nos Estados Unidos.

A Muzzicycles já recebeu prêmios nacionais e internacionais, atestado do design inovador e sustentável. Entre eles, em 2016, ganhou o Top XXI – Prêmio Design Brasil e o Bienal Iberoamericana de Diseño, na Espanha, e no ano seguinte, levou o Sustentar, na categoria Mobilidade Urbana Ecológica.

Compartilhe esta notícia: