Saúde: depressão é a doença do século que mais rouba anos saudáveis

Compartilhe esta notícia:

Saber lidar com a pessoa em depressão é fundamental.

É delicado poder ajudar alguém quando a origem do problema não fica clara para quem deseja dar um colo amigo. Normalmente, a sensação de impotência é devastadora diante de alguém que amamos e está sofrendo demasiadamente.

De fato, em casos de depressão, somente profissionais da área da saúde, como psicólogos e psiquiatras, serão capazes de tratar efetivamente o problema. No entanto, saber como lidar com a pessoa em depressão também é fundamental.

Apesar de o termo depressão ser bastante conhecido, pouca gente leva em conta que não se trata de uma simples tristeza. Dessa maneira, isso afeta a forma como lidamos com a questão. Muitas vezes, na ânsia de ajudar, podemos, inclusive, contribuir para a piora do quadro.

Algumas orientações auxiliam a lidar com alguém em depressão:

Cautela com as palavras – Ser cuidadoso com o que dizer é essencial para falar com alguém nesta situação, visto que certas coisas ditas com o intuito de incentivar podem desestimular e colocar um peso ainda maior sobre ela.

Nunca deixe subentendido que se trata de força de vontade – Depressão não é um sinal de fraqueza. Coloque-se no lugar da pessoa: já imaginou estar doente e ainda se sentir fraco e responsável pelo problema?

Evite dizer o que a pessoa deveria ou não deveria fazer – Muitas pessoas em depressão encontram dificuldade em fazer atividades rotineiras, como tomar banho, trabalhar ou sair com os amigos. Para quem está de fora, pode parecer óbvio que, ao se engajar em uma dessas atividades, a pessoa se sinta melhor. Mas é importante lembrar que se trata de uma doença e que não passará num passe de mágica. A pessoa poderá entender como cobrança e como mais um sinal de que ela é responsável pela própria situação.

Não faça comparações – “Você tem tudo! Uma casa, saúde, pessoas que te amam, não tem motivo para ficar assim. Pense nas pessoas que não tem onde morar ou o que comer”.

Comparações desse tipo são extremamente maléficas para a pessoa em depressão. Isso porque, ao desconsiderar que a depressão é uma doença, elas fazem com que a pessoa se sinta ainda mais culpada por não estar bem.

Procure ouvir mais e falar menos – Em vez de falar o que a pessoa deveria fazer ou de fazer comparações, que tal tentar ouvir o que a pessoa em depressão tem a dizer? Pode ser que, a princípio, ela não queira dizer nada, mas não tem problema. Só o fato de você mostrar que está disponível e que ela pode contar com você com certeza fará com que ela se sinta bem melhor.

Algumas medidas podem sim ser encorajadas por você, como incentivar a pessoa a procurar ajuda nos casos em que ela ainda não buscou um tratamento. É importante que as conversas tenham sempre um tom de acolhimento, nunca de cobrança.

Incentive a pessoa a procurar ajuda profissional – Nem sempre é fácil identificar que um ente querido está em depressão, o que costuma gerar muitos conflitos, já que a pessoa passa a ser responsabilizada por seu comportamento.

Desânimo ou apatia, perda de interesse em atividades antes vistas como prazerosas, choro fácil e alteração do apetite ou do sono podem ser sinais de depressão. Ao perceber que a pessoa apresenta esses sintomas por mais de duas semanas, tente incentivá-la a procurar ajuda.

Compartilhe esta notícia: