Atitudes que podem melhorar a autoestima

Compartilhe esta notícia:

Autoestima é a qualidade psicológica da pessoa que está satisfeita consigo mesma. É um estado de paz interior de quem confia no próprio modo de ser e agir.

Confira aqui algumas dicas para turbinar sua autoestima:

  1. Pratique algum exercício

A prática de exercícios físicos faz bem à saúde. Um corpo saudável mantém uma mente mais disposta.

Os exercícios físicos servem para descarregar a tensão do dia-a-dia, regulam o sono e possuem o incrível poder de liberar no sangue substâncias que nos fazem sentir melhor.

  1. Passe um tempo com os amigos

A relação social, assim como a prática de exercícios físicos, tem a capacidade de liberar no cérebro um conjunto específico de neurotransmissores que possuem o poder de amplificar as emoções positivas, nos tornando mais receptivos e propícios a ela. É como um exercício, uma prática social.

  1. Diga não quando necessário

Por mais difícil que pareça, dizer não é necessário. Estabelecer os próprios limites, seja no trabalho ou nas amizades, vai fazer com que você se sobrecarregue menos e tenha um nível de estresse mais baixo.

Pode parecer que não, mas isso também vai te ajudar com suas amizades: ter que fazer tudo para ser amado não é realmente ser amado e, com o tempo, as pessoas vão aprender a te respeitar.

  1. Aprenda que erros são apenas erros

Errar é humano, mas isso não significa que você não possa reparar este erro. Se for com outras pessoas, encare isso como uma possibilidade para repaginar suas relações. Frequentemente, os problemas nos dão oportunidades de expandir nosso ser e nossas relações.

  1. Valorize suas qualidades

Não tenha medo de segurar com orgulho suas qualidades e poder falar sobre elas. Empodere-se de si mesmo.

  1. Não se preocupe se estiver triste

Ficar triste é natural.  Não há problema nenhum em não estar bem. Ficar tristes às vezes também tem sua importância.

Se entristecer mostra que você é humano, que tem sensibilidade e que está em contato consigo mesmo. Se conhecer é também permitir que as mais diversas emoções venham à tona em seus momentos e estar em congruência com elas. De outra forma, é como se nos afastássemos de nós mesmos.

  1. Ame a si mesmo

Aprender a investir em si é uma das tarefas mais difíceis de se aprender.

Fazer planos, sonhar e traçar metas pessoais também são meios de investir em si mesmo. Aprender a identificar suas qualidades e não ver apenas os defeitos também é uma forma de autoaceitação e amor.

  1. Não espere o final feliz

A felicidade não precisa ser um fim, mas o percurso. É possível ser feliz todos os dias, nas mais diversas situações. Terceirizar a felicidade também é um erro comum que precisa ser evitado.

Compartilhe esta notícia: