Brasil: Marinha abre concurso para aprendizes-marinheiros

Compartilhe esta notícia:

Inscrições seguem até 13 de fevereiro; candidatos devem ter entre 18 e 22 anos.

A Marinha do Brasil anunciou nesta quarta-feira (23), um novo concurso público para admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) em 2020, que tem o objetivo de preencher 1 mil vagas.

As inscrições já estão abertas e seguem até 13 de fevereiro, através do site ou nos locais de inscrição listados no edital. O valor da taxa de inscrição é R$ 42, podendo ser paga até 20 de fevereiro.

Para participar, os candidatos precisam cumprir várias exigências, entre elas:

  1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino;
  2. Não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros;
  3. Ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2020;
  4. Ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m;
  5. Ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio até a data prevista no calendário de eventos, constante no anexo II, para a incorporação na EAM, entre outros.

Etapas do concurso

O concurso público é constituído de prova escrita objetiva, com 50 questões de conhecimentos gerais de matemática, português, ciências (física e química) e inglês; e eventos complementares, constituídos de:

  1. Verificação de dados biográficos
  2. Inspeção de saúde
  3. Teste de aptidão física
  4. Avaliação psicológica
  5. Verificação de documentos
  6. Procedimentos de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

A prova escrita será realizada em uma única etapa, nas cidades : Rio de Janeiro – RJ.; São Pedro da Aldeia – RJ; Angra dos Reis – RJ; Nova Friburgo – RJ; Vila Velha – ES; Salvador – BA; Natal – RN; Olinda – PE; Paranaguá – PR; Fortaleza – CE; Belém – PA; Santana – AP; Parnaíba – PI; Santarém – PA; São Luís – MA; Rio Grande – RS; Porto Alegre – RS; Florianópolis – SC; Ladário – MS; Brasília – DF; São Paulo – SP; Manaus – AM e Santos – SP.

As datas das provas ainda não foram definidas. Porém, todos os eventos complementares deverão ser realizados a partir de 17 de junho até 9 de agosto.

Curso de formação

O curso de formação de marinheiros para a ativa (C-FMN) deverá ter início em 20 de janeiro de 2020. Ele será conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito e tem duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 semanas.

Serão ministradas disciplinas do ensino básico e do ensino militar-naval. Durante esse curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

Fases do curso

O curso será estruturado em duas fases. A primeira, destinada à formação militar-naval e a segunda, destinada à especialização técnica, sendo denominada Formação Inicial Continuada (FIC), em três áreas: eletroeletrônica, apoio e mecânica.

Ao concluir o curso com aproveitamento, o profissional prestará juramento à bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço, por um período de dois anos, contados a partir do dia imediato ao do término do curso.

Após a conclusão do curso, o profissional será promovido à graduação de marinheiro e, para atender às necessidades dos setores de distribuição de pessoal da Marinha, poderá ser designado para servir a bordo de navio ou organização militar, em todo o território nacional, onde cumprirá um estágio inicial destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação.

Apenas os marinheiros aprovados no estágio inicial, plenamente adaptados à carreira naval, poderão permanecer no serviço ativo da marinha (SAM). Quando o marinheiro alcança os requisitos mínimos previstos, a última graduação na carreira de praça é a de suboficial.

Áreas de atuação

As áreas profissionais são: mecânica, eletrônica e apoio.

As praças poderão ser distribuídas nas seguintes especialidades: armamento, arrumador, artífice de mecânica, artífice de metalurgia, aviação, caldeiras, carpintaria, segurança do tráfego aquaviário, comunicações interiores, comunicações navais, cozinheiro, direção de tiro, eletricidade, eletrônica, hidrografia e navegação, máquinas, manobras e reparos, mergulho, motores, operador de radar, operador de sonar e sinais.

Há a possibilidade de sub-especialização em armamento de aviação; aviônica; controle aéreo; estrutura e metalurgia de aviação; hidráulica de aviação; manobras e equipagem de aviação; manobras e equipamentos de apoio de aviação; motores de aviação; operação de sensores de aviação.

As praças ocupam cargos relativos às áreas de administração, de informática, de saúde e de manutenção e reparo, as opções de especialidades para militares oriundos das EAM são: barbeiro; educação física; enfermagem; escrita; faroleiro e paiol.

Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM)

As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha.

Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), em Fortaleza; Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), em Recife; Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis.

O candidato poderá escolher, no ato da inscrição, cursar em uma das EAM. Entretanto, a Marinha se reserva o direito de, a bem da Administração Naval, designar o candidato para qualquer Escola.

O prazo de validade do Concurso Público e aproveitamento de candidatos reservas terminará no dia 17 de janeiro de 2020.

Compartilhe esta notícia: