Unesco declara Rio de Janeiro a 1ª Capital Mundial da Arquitetura

Compartilhe esta notícia:

Apesar de todas as mazelas sociais e econômicas que a capital fluminense enfrenta, ela continua encantando seus moradores e turistas do mundo inteiro.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Audrey Azoulay, anunciou na última sexta-feira (18) durante cerimônia realizada na sede do organismo internacional, em Paris, que o Rio de Janeiro (RJ) é a Capital Mundial da Arquitetura para 2020. A cidade vai sediar no próximo ano o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA).

A partir de agora, as cidades que sediarem o evento da UIA, promovido a cada três anos, serão também designadas pela Unesco como Capitais Mundiais da Arquitetura. Com esse título, os municípios se responsabilizam em promover uma série de eventos relacionados às questões urbanas durante todo o ano em que se realizará o congresso.

Além de sua exuberante beleza natural, o Rio de Janeiro concentra belíssimas obras da arquitetura, como o Museu de Arte Moderna, a Catedral, o Real Gabinete Português de Leitura, o Teatro Municipal, o Parque Lage, o Mosteiro de São Bento, assim como obras mais recentes, como a Cidade das Artes, o já premiado Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea, que fica em Niterói, mas tem uma vista linda para o Rio, do outro lado da baía.

“O Rio é uma referência da arquitetura, sendo a terra de tantos arquitetos e paisagistas mundialmente conhecidos, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx, Lucio Costa, que ajudaram a construir a paisagem urbana do Rio”, destaca Nivaldo de Andrade, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Por todo esse conjunto arquitetônico, o Rio conseguiu deixar para trás Paris, na França, e Melbourne, na Austrália, e ser escolhido pela Unesco como a 1ª Capital Mundial da Arquitetura.

Compartilhe esta notícia: