Desafio: Maior ação de limpeza do planeta está programada para 21 de setembro

Compartilhe esta notícia:

Interessados podem se cadastrar para participar do movimento.

A maior ação cívica contra o desperdício e descarte incorreto será realizada novamente este ano. O movimento Let’s do it! anunciou que o próximo World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza será dia 21 de setembro.

Em 2018, o evento teve a participação de 17 milhões de pessoas, abrangendo 158 países com temperaturas variando de -10 graus Celsius no Canadá a +48 graus Celsius no Irã. Os organizadores das limpezas tiveram que lidar com os efeitos de seis ciclones tropicais e limpar em meio a guerras, conflitos e distúrbios.

No Brasil, algumas cidades tiveram que adiar a ação devido às fortes chuvas nesse dia, no entanto, esta provou ser a maior ação de limpeza organizada que já ocorreu no planeta em um período de 36 horas e os organizadores já estão se preparando para uma repetição.

“Nossos líderes em todo o mundo estão empoderados para fazer isso novamente nesse ano. Os eventos de limpeza são uma maneira maravilhosa de criar mudanças, ao mesmo tempo em que introduzem a questão dos resíduos mal administrados e inspiram políticos, empresas e comunidades a implementar medidas para mudanças duradouras”, disse a chefe da equipe de rede da Let’s Do It!, Heidi Solba.

“Vimos que as limpezas são um primeiro passo para aumentar a conscientização sobre as questões de gestão de resíduos e recursos em toda a sociedade. Mas o desafio está longe de terminar – precisamos de mais conscientização e mais pressão sobre todas as partes que são capazes de impactar as formas como projetamos, produzimos, consumimos e reciclamos nossos produtos. O problema é global e, portanto, a solução precisa de esforço global. É por isso que precisamos construir o momento juntos, não separadamente”, disse o chefe de comunicação Let’s Do It!, Tiina Urm.

No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza reuniu 363 cidades que se mobilizaram pela causa com mais de 100 mil participantes. Mais de 2 mil toneladas de resíduos foram coletados de praias, rios, ruas, estradas, praças, parques e cachoeiras.

“Precisamos fazer com que o maior número de pessoas participem da ação para que a mensagem seja ainda mais percebida no país. Nossa meta para esse ano é que 1000 cidades no Brasil participem e que 500 mil pessoas sejam envolvidas com a causa.”, comenta Jean Peliciari, coordenador da secretaria executiva Let´s do It no Brasil.

Quer saber mais sobre o movimento? Acesse www.worldcleanupday.org

Compartilhe esta notícia: