Estética: As três cirurgias plásticas mais procuradas pelos brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Brasil é o segundo no mundo em número de procedimentos. Mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração estão no ranking das cirurgias plásticas.

O culto ao corpo está diretamente associado à imagem pessoal e vem ganhando cada vez mais destaque no País. O Brasil chegou a ocupar o topo do ranking mundial em número de cirurgias plásticas em 2013. Atualmente, está na posição de vice-líder, perdendo apenas para os Estados Unidos, que possui quase o dobro da população brasileira.

Entre os procedimentos mais procurados estão a mamoplastia de aumento, abdominoplastia e lipoaspiração.

Mamoplastia de aumento

Conhecida também como colocação de próteses mamárias, alguns fatores precisam ser esclarecidos junto às pacientes que procuram esta cirurgia. Um dos aspectos é a compatibilidade entre o volume de prótese desejada e o suportado pela anatomia corporal, com o intuito de deixar o mais natural possível e sem comprometimentos.

Outra questão é a segurança do procedimento. As próteses atuais, em sua quinta geração tecnológica, não necessitam ser obrigatoriamente trocadas a cada dez anos como no passado; elas serão trocadas quando eventuais sinais de desgastes das mesmas surgirem nos exames de imagem rotineiros efetuados pelas mulheres.

O implante de silicone é um material utilizado em cirurgias plásticas há décadas, biocompatível e seguro. Não é uma cirurgia longa, nem de recuperação dolorosa, e geralmente a paciente leva de duas a três semanas para voltar à vida normal.

É importante dizer que há a necessidade de dissociar aumento de volume e levantamento da mama. Um procedimento não substitui o outro, são duas coisas diferentes. Se as mamas estão caídas, somente o silicone não vai resolver. Nesse caso, além de colocar a prótese, será preciso levantar a mama. Esta cirurgia é chamada de mastopexia.

 Abdominoplastia

Procedimento estético procurado em sua maioria por mulheres, a abdominoplastia reposiciona a musculatura abdominal, e retira o excesso de pele e gordura do abdômen. A cirurgia é geralmente realizada em pacientes que perderam muito peso ou mulheres que passaram por múltiplas gestações que resultaram em um abdome flácido.

Esse tipo de cirurgia deve ser percebida como start para se iniciar um novo estilo de vida. Os médicos argumentam que, se o paciente voltar a se alimentar de forma desregrada e permanecer em uma vida sedentária, pode recuperar o abdômen que tinha antes da cirurgia.

Lipoaspiração

Assim como a abdominoplastia, a lipoaspiração é um procedimento de definição de contorno corporal. Seu objetivo é retirar gordura localizada. Se o paciente possui gordura disseminada, deve antes emagrecer, uma vez que estar próximo do peso ideal é condição para realizar o procedimento.

A cirurgia é realizada com a introdução de uma cânula conectada a uma mangueira, que leva um aparelho responsável por realizar a sucção controlada. Vale dizer que há um limite de segurança para a lipoaspiração. O limite máximo é de 7% do peso corporal, ou 40% da área corporal do paciente.

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas no mundo e de segurança considerável, exigindo cuidados como qualquer cirurgia.

Todo e qualquer procedimento estético deve ser realizado por profissionais habilitados e registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Compartilhe esta notícia: