Litoral: Apenas uma em cada quatro praias está apta para banhistas

Compartilhe esta notícia:

Dados apontam como principal preocupação o risco de doenças, como gastroenterite, conjuntivite, otite e hepatite A.

De acordo com as informações da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), somente 23% do litoral apresentou praias em condições ótimas ou boas ao longo do ano, o equivalente a uma em cada quatro praias. No Litoral Norte, a queda foi de 46% para 25%. Já na Baixada Santista, passou de 33% para 15%.

As informações levam em consideração análises semanais realizadas até em dezembro. Tal levantamento aponta que 34% do litoral paulista esteve em condição classificada como ruim ou péssima. Em 2017, o índice era de 13%. Ao longo deste ano, 28% das praias do Litoral Norte e 43% da Baixada estavam nessas condições. No ano passado, eram 5% e 24%, respectivamente.

Segundo a CETESB, o monitoramento é feito pesquisando bactérias indicadoras de poluição fecal, sendo que a contaminação pode ser ou não por contato com esgoto. A análise é realizada nos dias mais críticos.

No último dia 19 deste mês, a companhia divulgou um boletim referente à semana do dia 16. Na Baixada Santista, por exemplo, 20 praias foram consideradas impróprias para banho. Elas estão localizadas em Santos, no Guarujá, em São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe. No Litoral Norte, foram 39 nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Até o dia 23 de dezembro, das 174 praias analisadas, 71 foram consideradas impróprias para banho. Apenas Bertioga apresentava 100% de balneabilidade.

Com intuito de evitar surpresas desagradáveis, a dica é verificar a qualidade do local a ser visitado através do aplicativo da CETESB, disponível para Android e iOS, antes mesmo de organizar a viagem.

Para checar é simples: basta selecionar a opção “Qualidade das Praias” e, no mapa, clicar no município indicado com o guarda-sol. Na tela, aparecerá a condição do local escolhido: própria ou imprópria para banho. As informações também estão disponíveis no próprio site da CETESB.

Apenas 23% das praias do litoral paulista apresentou condições ótimas ou boas ao longo do ano (Secretaria de Turismo Governo do Estado de São Paulo/Flickr)
Compartilhe esta notícia: