Alerta: Jovem morre com suspeita de meningite em Araraquara

Compartilhe esta notícia:

Caso alarmou ainda mais sobre a doença que, em alta, vem assustando os brasileiros nos últimos meses.

A jovem manicure de apenas 19 anos, Beatriz Soler da Luz, morreu nesta terça-feira (25) com suspeita de meningite, em Araraquara (SP).

Beatriz procurou a Santa Casa da referida cidade apresentando quadro de vômito e dor de cabeça. O médico analisou as hipóteses da causa da morte como sendo meningite ou dengue, visto a semelhança dos sintomas, mas a paciente morreu antes do diagnóstico.

Vale lembrar que a dengue pode dar febre alta, dores de cabeça, dor no corpo e manchas, além de complicações como hemorragia, podendo até levar a morte. Enquanto a meningite tem como sintomas clássicos febre, dor de cabeça, vômito, pescoço rígido, náuseas, confusão mental, convulsões e sonolência.

Sobre a doença  – A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença conta com dois tipos, a viral e a bacteriana. A primeira necessita de exames mais complexos e seus resultados podem demorar mais. A bacteriana tem constatação mais fácil, porém, a doença é mais perigosa.

Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem em algumas horas até dois dias após a infecção. Entre os principais sintomas estão febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, náuseas, confusão mental, convulsões e sonolência.

Prevenção  – As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite;
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
Compartilhe esta notícia: