Exemplo: Menina aprende libras para se comunicar com pais deficientes auditivos

Compartilhe esta notícia:

Garotinha já se comunicava através da Língua Brasileira de Sinais antes mesmo de seu primeiro ano de vida.

A pequena Manuela Armstrong Martins, de apenas 2 anos, vive com os pais, ambos deficientes auditivos e uma irmã mais velha, de 13 anos, que, assim como Manu, nasceu com a audição perfeita.

A família, que mora em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, teve que se adaptar para não haver barreiras na comunicação da família.

A criança, que tem a fala desenvolvida e ouve perfeitamente, começou a aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais) com sua mãe, Thatyane Martins, ainda bebê.

O pai, Ralf Amorim Armstrong, conta emocionado que a filha começou a conversar em libras quando ela nem tinha comemorado seu primeiro aniversário. “Eu estava lavando louça quando a Manu chegou em mim e me chamou de ‘papai’ em libras. Depois disso, ela só foi se aperfeiçoando”, disse.

Thatyane começou a ensinar Manu quando ela ainda estava de colo, assim como aconteceu com Thaminy, filha mais velha do casal e responsável pela tradução da linguagem de sinais dos pais em casa.

Em um depoimento traduzido pela filha adolescente, Thatyane conta que precisou se adaptar para entender quando as meninas tinham fome e sede, por exemplo, já que não as escutava.

“Como não ouvia a Manu chorar quando era bem pequena eu tive que colocá-la para dormir comigo e assim passei a entender os horários que ela acordava, mamava e até mesmo para dar banho nela. Chegou um ponto em que ela já não chorava para chamar minha atenção, ela me puxava”, relembra.

Compartilhe esta notícia: