Sete alunos são expulsos da Unesp de Araraquara

Compartilhe esta notícia:

Nem negros nem pardos; alunos mentiram para poderem ingressar como cotistas.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Araraquara expulsou sete alunos por mentirem para conseguir uma vaga por meio do sistema de cotas, vigente desde 2014. Seis deles são da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) e um era estudante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).

Ao todo, a universidade identificou 27 alunos ingressos entre 2017 e 2018 pelo sistema de reserva de vagas após se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. A comissão interna considerou as declarações inválidas. Vale dizer que ainda há outros casos em apuração.

A investigação, que começou no final do ano passado, instaurou uma comissão para averiguar as supostas fraudes. O processo dos estudantes durou cerca de cinco meses e, segundo a pró-reitora da graduação, eles foram ouvidos e tiveram a chance de se defender.

Houve ainda quatro expulsões em Araçatuba, três em Bauru, três em São José dos Campos, duas em São Paulo, duas em Ilha Solteira, duas no Litoral Paulista, duas em Botucatu e duas em Registro (SP). Araraquara foi o local com mais estudantes expulsos.

A Unesp determinou que todos estão proibidos de fazer nova matrícula nos próximos cinco anos. Devido ao adiantamento do ano curricular, as vagas não serão remanejadas.

Compartilhe esta notícia: