Brasil: Grupo é resgatado de trabalho escravo no Piauí

Compartilhe esta notícia:

Trabalhadores dormiam em barracas de plástico e não tinham acesso a sanitários.

Nesta terça-feira (18), em uma fazenda no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, o Ministério do Trabalho resgatou 54 profissionais em situação parecida ao trabalho escravo, dentre eles, quatro adolescentes.

O grupo não tinha carteira assinada, não utilizava equipamentos de segurança, dormia em barracas de plástico e não possuía acesso a sanitários.

De acordo com as informações fornecidas pelo Ministério, os trabalhadores, que eram do interior do Piauí e Maranhão, estavam em uma fazenda de cultivo de soja e eram responsáveis pela limpeza manual de área agrícola catando raízes da terra.

A equipe de fiscalização constatou também que as refeições eram feitas em local inadequado e sem higiene. Não houve exame médico admissional obrigatório e os profissionais foram submetidos a jornadas excessivas de trabalho pelo empregador.

Os proprietários da fazenda, após serem notificados pela fiscalização sobre as irregularidades, tiveram que realizar o pagamento de todos os direitos trabalhistas às pessoas resgatadas.

Os trabalhadores do grupo ainda receberão, por direito, três parcelas do Seguro-Desemprego.

Compartilhe esta notícia: