Mercado profissional inclusivo incentiva o desenvolvimento de pessoas com deficiência

Compartilhe esta notícia:

Senac Jaboticabal reúne histórias de sucesso de estudantes e funcionários que são exemplos de independência corporativa.

De acordo com o último censo apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), o que representa cerca de 24% da população. Porém, no mundo do trabalho, somam apenas 0,9% do total de carteiras assinadas. Mas, essa realidade deveria ser diferente, segundo aponta Fernanda Fernandes, docente da área de desenvolvimento social do Senac Jaboticabal.

Para a profissional, a grande importância de inserir pessoas com deficiência no universo corporativo é auxiliar o desenvolvimento humano, fomentando a capacidade de gestão da própria vida, com o estabelecimento de relações em diferentes ambientes, a socialização, a responsabilidade e o respeito. “Tudo isso favorece a tomada de decisões de maneira mais segura e autônoma, tornando o espaço de trabalho propício a todas as pessoas”, diz.

Foi o que aconteceu com Vitor Eduardo Duarte, de 24 anos. Ao participar do Programa Educação para o Trabalho – trampolim do Senac, que promove a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo corporativo, o estudante foi estimulado a ingressar no mercado profissional e garantiu sua oportunidade em uma empresa de entregas e, posteriormente, em uma indústria química. Isso fez com que ele se sentisse integrado, acolhido pela sociedade e motivado a desenvolver a carreira.

Essas sensações somaram-se às habilidades aprimoradas durante o programa do Senac. Nas aulas, Vitor desenvolveu autonomia, segurança e aceitou os limites próprios. “O curso extraiu o melhor dele. Como resultado, conseguiu ter mais participação social e profissional e, hoje, já sai sozinho com amigos e toma decisões da própria vida”, conta a mãe do jovem, Sandra Duarte.

Recentemente, Vitor tomou mais uma decisão na trajetória profissional: a busca pela independência e pelo empreendedorismo. “O curso foi essencial para mudar a minha vida. Sempre gostei de fotografia e, depois que vi que podia ser o que quisesse, estou me especializando na área para abrir um negócio próprio”, afirma Vitor.

Outro bom exemplo de profissional que trilha uma carreira de conquistas é o da Tatiana Bassi, agente técnica administrativa do Senac Jaboticabal. Ela possui deficiência visual desde criança e, há sete anos, trabalha na unidade. Graduada em secretariado e pós-graduada em Gestão de Relacionamento com o Cliente, esta pelo Senac São Paulo, a profissional incentiva a todos a entrarem no mundo do trabalho. “É preciso ter coragem para superar os medos e obstáculos. Além disso, é necessário qualificar-se para concorrer às vagas”, diz. Tatiana sabe que dificuldades aparecem no caminho, mas ressalta que não dá para ficar parado. “Trabalhar é um aprendizado, e com ele você conquista autonomia, independência e se sente cada vez mais capaz.”

A profissional também afirma que as empresas precisam estar preparadas para receber as pessoas com deficiência. “É necessário ter condições de trabalho, treinar o funcionário e a equipe para receber o novo integrante. Programas facilitadores e acessibilidades são requisitos indispensáveis”, destaca Tatiana.

Programa Educação para o Trabalho – trampolim

A educação inclusiva é uma aliada para inserir jovens no mundo do trabalho. No Programa Educação para o Trabalho – trampolim, os alunos são estimulados em diversos níveis para conquistar vagas diversas no mercado. Motricidade, convívio social, atitude empreendedora e sustentável, responsabilidade, ética e comunicação por meio do letramento são algumas das práticas vivenciadas dentro e fora da sala aula do Senac. “Por exemplo, realizamos simulações de compras em supermercados e pagamento de contas no banco, jogamos bingo para a memorização dos números e, ainda, trabalhamos questões de saúde e higiene pessoal”, ressalta a docente Fernanda.

Totalmente gratuito, o curso tem aulas expositivas e práticas de segunda a sexta-feira. Para a matrícula, o jovem deve estar vinculado a uma instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e que seja parceira do Senac.

O programa conta com um eixo de integração, outro de tecnologia e letramento e sete instrumentais (desenvolvimento humano e pessoal, comunicação, atitude empreendedora, sistemas e processos organizacionais, atendimento ao cliente e visitas técnicas). Durante as aulas, os participantes ainda realizam três planos de trabalho: plano de ação na comunidade, plano profissional e projeto coletivo.

Além do Programa Educação para o Trabalho – trampolim, o Senac São Paulo desenvolve o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência desde 2002, com a missão de proporcionar o desenvolvimento de alunos por meio da educação profissional, disponibilizar recursos aos funcionários com deficiência para que possam desempenhar o trabalho na plenitude de suas potencialidades e disseminar a cultura inclusiva.

Como resultado dessa prática, em 2018, a instituição conquistou o 2º lugar na edição anual do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão.

Serviço:

Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: