1º Dezembro: Dia Mundial de Combate a Aids

Compartilhe esta notícia:

Data busca conscientizar as pessoas sobre uma das doenças que ainda mais mata em todo o mundo.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987. O governo brasileiro, por meio de ações do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio no ano seguinte, em 1988.

A conscientização é importante para, não apenas informar as pessoas sobre a doença, seus sintomas, tratamento e prevenção, mas, também, lutar contra o preconceito de que são vítimas os portadores do vírus HIV (vírus humano de imunodeficiência).

A sigla AIDS vem do inglês Acquired Immunodefiecience Syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida também como SIDA.

Transmissão – O vírus do HIV é transmitido pelo contato de fluídos corporais de uma pessoa infectada com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem proteção (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas. Beijo na boca e demais contatos táteis não transmitem o vírus.

Como atua o HIV? – O organismo infectado pelo HIV tem as células brancas atacadas, as quais são responsáveis pela proteção e combate de doenças no corpo humano. As células brancas são os nossos mecanismos de defesa, por isso, quem tem o HIV fica fragilizado e suscetível a contrair outras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e alguns tipos de câncer.

A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos, como os coquetéis antiaids, que permitem a pessoa infectada ter qualidade de vida, se a doença for diagnostica a tempo.

Como se prevenir? – A camisinha é a melhor arma contra o HIV. O método é eficaz e seguro, além de prevenir contra outras doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite e sífilis, e uma gravidez não planejada.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde distribui o preservativo masculino gratuitamente em toda a rede pública de saúde.

Compartilhe esta notícia: