MEC passará a avaliar creches em 2019

Compartilhe esta notícia:

Atualmente, as avaliações nacionais são aplicadas apenas a partir do ensino fundamental.

Pela primeira vez, a educação infantil será avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao contrário do que acontece nas outras etapas, as crianças das creches e pré-escolas não terão que fazer nenhuma prova. A avaliação será por meio de questionários aplicados a professores, dirigentes e equipe escolar.

Questões de infraestrutura, oferta de brinquedos e sobre a formação dos professores farão parte da qualificação. As escolas serão bem ou mal avaliadas se ofertarem as condições necessárias para o desenvolvimento das crianças.

De acordo com o Inep, hoje, o Brasil possui 32% das crianças de até 3 anos matriculadas em creches e 91,5% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas em pré-escolas.

Além da avaliação da educação infantil, o Inep vai reformular o sistema de avaliação de toda a educação básica. Os diversos nomes das provas: Prova Brasil, Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), entre outras, deixarão de existir e todas as avaliações são identificadas como etapas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao todo, o sistema terá seis etapas de avaliação: creche, pré-escola, 2º ano do ensino fundamental, 5º ano do ensino fundamental, 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Todas as avaliações, incluindo a da educação infantil serão realizadas de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares. Os resultados serão divulgados nos anos pares.

Em relação às escolas particulares, as avaliações não serão obrigatórias, mas aquelas que quiserem poderão aderir ao sistema.

É importante dizer que, a partir de 2019, os questionários aplicados a professores, dirigentes e diretores escolares, com exceção dos aplicados aos estudantes, serão eletrônicos. O Inep testará de forma piloto a aplicação eletrônica da própria avaliação aos estudantes. A versão digital será testada em algumas escolas. Os estudantes farão a prova regular e, além disso, a versão eletrônica, apenas para teste.

Compartilhe esta notícia: