Professora cria canal para contar histórias infantis em Libras

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa tem transformado a vida de muitos portadores de deficiência auditiva.

A professora da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Carolina Hessel, decidiu trazer mais inclusão para as crianças portadoras de deficiência auditiva.

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela criou o projeto “Mãos Aventureiras”, que consiste em um canal no Youtube onde conta histórias de literatura infantil em Libras.

Atualizado com novos vídeos toda semana, a intenção de Carolina é que escolas regulares e destinadas a crianças com deficiência auditiva possam fazer uso de seus materiais, importantes no processo de alfabetização.

Infelizmente, nas plataformas online ainda não existe muita acessibilidade para essas pessoas, deixando-as excluídas do mundo virtual. No Brasil, por exemplo, não há outro site que forneça um conteúdo literário diversificado em Libras, apenas alguns com contos clássicos.

A professora, motivada pelo altruísmo, vê na internet uma opção barata e fácil para dar acesso a todos. “Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”, explicou.

As histórias contadas por Carolina são escolhidas de acordo com a época e seus vídeos são muito variados, desde “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes até “O presente do Saci”, de Lalau & Laurabeatriz.

Compartilhe esta notícia: