Nossa Palavra – Sinuca de Bico

Compartilhe esta notícia:

Desde o ano passado este O Defensor alerta sobre a enrascada que o burgomestre poderia se envolver ao nomear o seu fiel da balança para a pasta de esporte e lazer. Ao mesmo tempo que ganharia um ótimo representante na área, aliás como ganhou (e muito bem), perderia um político deveras habilidoso na Câmara de Vereadores. Aplaudido pelos quatro cantos da cidade – não só pelos esportistas – o novo secretário na época se tornou a pedra angular da administração Mársico/Coelho da Rocha, mas o legislativo perdeu um combatente de primeira linha em defesa dos atos governamentais.

José Roberto (Betto) Girotto sempre foi – embora tenha uma personalidade independente – o braço direito do prefeito. Com Girotto na secretaria de Esporte muito bem elogiado pela população, o prefeito Vanderlei, todavia, ficou órfão de candidato à presidente da Câmara, correndo risco inclusive de continuar tendo um adversário ferrenho na mais importante cadeira da Câmara Municipal.

Em ano eleitoral que se aproxima, com as eleições minoritárias já em curso com um embate hercúleo que se desenha (corre-se a boca pequena que poderão se defrontar Vanderlei Mársico, Paulo Delgado e Fúlvio Zuppani em 2020) seria péssimo para o atual alcaide. Sem um defensor à altura no legislativo, então, Mársico ficaria sem chão numa disputa acirrada com adversários tão potentes e significativos. O prefeito atual, por assim dizer, perderia duas vezes: perderia um secretário municipal de alto quilate e perderia um vereador (Angelim Barbeiro) que sempre vota a favor do chefe do Executivo. Muitos projetos de Mársico, com isso, seriam prejudicados sensivelmente na Casa de Leis, já que o presidente da Mesa não vota, a não ser pelo desempate.

Como se diz na gíria de botequim, o alcaide está numa verdadeira sinuca de bico, podendo ver interrompido até mesmo o seu sonho de ser re-eleito para o cargo. Se Girotto voltar a ser vereador, o prefeito decerto ganhará um excelente presidente de Câmara, mas perderá inexoravelmente um secretário de Esporte admirável. E o pior: Mársico não vai ter candidato a altura na pasta, ficando refém da própria oposição que ele tanto critica. Se Girotto for presidente do Legislativo em 2019, pode ser que tenha vontade de querer disputar a principal cadeira do Paço Municipal José Romanelli no ano seguinte. E isso poderia prejudicar ao extremo a tentativa do atual prefeito de ser o comandante da cidade por mais quatro anos, já que ele reconhece agora que um só mandato é pouco para concluir as obras que têm em mente.

Lógico que a informação ainda é extraoficial, se tratando apenas de cogitação do próprio edil para desespero do vereador Angelim Barbeiro, que perderia a cadeira. Mas onde tem fumaça tem fogo, já alertava este hebdomadário em meados de 2017. Em análise sucinta, entretanto, nosso coirmão, jornal Tribuna, que é comandado pelo também vereador Eduardo Moutinho, acena inclusive com a possibilidade do Executivo chamar Cido Bolivar para a área de Esporte e abrir a porta para Luisinho Bassoli voltar a ser vereador. Mas aí são outros quinhentos, são conjecturas, talvez sofismas, pretendemos prosseguir com nossas opiniões defendidas há um ano neste O Defensor. Queiram ou não, quem sairá perdendo é mesmo oedil Angelim Barbeiro, homem do povo e que faz um trabalho de formiguinha com os que mais necessitam. Mársico poderá, com isso, ganhar a continuidade do seu futuro político no município. Poderá, mas não é garantido.

A eleição da nova mesa da Câmara, fiquem de olho, vai ser no dia 10 de dezembro. Muita água ainda vai correr por baixo da ponte, acreditem.

Compartilhe esta notícia: