A transformação pela educação

Compartilhe esta notícia:

Neste mês, é celebrado o Dia Internacional do Estudante, e o Senac Jaboticabal comemora a data com histórias reais de alunos.

Educar é uma ação intencional e política que possibilita ao indivíduo o desenvolvimento de competências fundamentadas em conhecimentos cientifico e tecnológico. É o que afirma Renata Lima, supervisora educacional do Senac Jaboticabal. A profissional também ressalta que o saber auxilia o viver, o agir e, ainda, modifica a vida, a prática social e a participação do cidadão na comunidade.

Esse poder transformador da educação é celebrado e incentivado todos os dias pela unidade, mas, neste mês, ganhou um motivo ainda mais especial para ser exaltado: o Dia Internacional do Estudante, festejado em 17 de novembro. Protagonistas do conhecimento, os alunos constroem suas histórias de sucesso e evolução nos corredores das instituições de ensino, e no Senac elas têm força e reconhecimento. As conquistas que iniciam dentro da unidade e ganham o mundo são resultado de um trabalho pautado na ética, na autonomia e no empreendedorismo.

A dinâmica permanente de inovação e experimentação da instituição impulsiona novas histórias a cada dia. Assim foi para Luiz Felipe Ribas, 24 anos, hoje supervisor comercial em uma empresa de peças e serviços para linha pesada e agrícola de Jaboticabal. Ele iniciou no Programa Senac de Aprendizagem aos 18 anos, pela mesma companhia que atua hoje, e galgou funções. “Comecei como auxiliar administrativo, passei pelo estoque, compras e, agora, opero em uma área que sempre almejei profissionalmente”, diz.

O conhecimento adquirido durante as aulas foi essencial para o crescimento de Luiz Felipe. De acordo com ele, a possibilidade de ter o embasamento teórico aliado à prática é um fator primordial para um jovem. “Nunca tinha trabalhado na vida, todo o aprendizado auxiliou o meu desenvolvimento profissional e também o pessoal. Ao conquistar posições dentro da empresa, sempre recorri à base da minha educação, sem ela não teria chegado aqui”, ressalta o supervisor.

Hoje, uma das funções de Luiz Felipe é justamente receber e empregar os aprendizes da empresa. “É perceptível o adolescente que entende que, além da proatividade e do bom comportamento, a educação profissional é essencial para alcançar seus objetivos. Ao ter essa mentalidade, ele terá estruturas para crescer no mercado e na vida”, afirma.

Jaine Vieira, técnica em enfermagem do trabalho, é outra história de transformação que iniciou no Senac Jaboticabal. Após a graduação na universidade, ficou dois anos desempregada, mas, em 2017, ingressou no curso Técnico em Enfermagem do Trabalho do Senac e isso abriu portas. Uma semana antes da conclusão da habilitação, angariou uma vaga em uma grande usina da região. Com o novo emprego, ela conseguiu concretizar, inclusive, sonhos pessoais: ter uma casa própria e um carro, além de poder se casar. “Namoro há oito anos e só poderia oficializar a união com uma estabilidade financeira”, conta.

A enfermeira do trabalho também comemora que os ensinamentos aprendidos durantes as aulas fazem parte da rotina diária. “Tudo o que vivo hoje e aplico no meu dia a dia profissional aprendi em sala de aula. Construí um conhecimento e desenvolvi competências baseadas em situações reais de trabalho, por isso, sempre me senti preparada para essa função. Creio que os meus gestores compartilham da mesma opinião e, dessa forma, me classificaram para a vaga.”

No Senac, processos de aprendizagem diferenciados e ativos são estratégias que estimulam o desenvolvimento de projetos reais que trazem benefícios para a comunidade do entorno e, principalmente, para o futuro profissional dos alunos.

“A preocupação primordial é formar estudantes que atendam às demandas do mundo do trabalho e sejam capazes de lidar com as mudanças constantes, com aptidão para respeitar as diversidades e ter empatia com o universo no qual está inserido”, diz Wellington Argolo, gerente do Senac Jaboticabal.

Wellington reforça que a comemoração pelo Dia Internacional do Estudante deve reiterar que o ensino tem que acompanhar o movimento educacional e corporativo, mantendo-se alinhado ao tempo e contribuindo para o agora e, também, para o futuro. “O olhar deve ser voltado para as tendências, com o objetivo de construir o amanhã reafirmando valores e princípios e impulsionando novas maneiras de aprender e ensinar.”

O gerente e a supervisora educacional da unidade, Renata, ainda destacam que “a educação é a razão de ser do Senac; o estudante é a essência e o motivo de existência da instituição. Por eles, a rede pensa e trabalha para um ensino transformador, que tenha como diretriz a formação cidadã e profissional. Por isso, temos que celebrá-los hoje e todos os dias.”

Serviço:

Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: