Washington Maguetas promove Projeto Cidadania Taquari – Tinga

Compartilhe esta notícia:

Pintor impressionista busca incitar conhecimento histórico sobre o Município através da arte.

Na tarde da última segunda-feira (12), o artista taquaritinguense Washington Maguetas recebeu a equipe de O Defensor para contar a respeito de seu mais novo projeto intitulado Cidadania Taquari – Tinga.

Em meio à beleza do imenso jardim de sua residência (palco de inspiração para suas obras) e um papo descontraído e repleto de cultura, Maguetas explicou o real objetivo desta iniciativa, que pretende levar um pouco da história de Taquaritinga às 40 escolas municipais e estaduais de ensino fundamental da Cidade.

O artista capturou alguns locais onde nasce o Ribeirãozinho, largo e raso na época. Na pintura é possível identificar taquaras brancas, fáceis de serem encontradas na beira do rio. Palmeiras de jerivá, com seus troncos esbeltos, também decoravam o ambiente local.

Representando os nomes que já batizaram o Município (São Sebastião dos Coqueiros, Ribeirãozinho, São Sebastião do Ribeirãozinho, Ribeirãozinho novamente até se tornar Taquaritinga), as réplicas da obra de arte original compõem um trabalho realista que poderá ser utilizado como material didático para que crianças e adolescentes se aproximem da história, sejam capazes de produzir trabalhos escolares e tenham acesso ao quadro do artista conterrâneo, que ficará sob os cuidados de cada diretor da instituição de ensino.

A cerimônia de entrega está programada para acontecer em fevereiro de 2019, em local e data a serem definidos. A estimativa é que cerca de 150 pessoas estejam presentes no evento que, possivelmente, contará com autoridades regionais, estaduais e federais, além de alguns artistas de várias regiões.

Maguetas disse que atrás de cada réplica haverá uma carta de sua autoria, fazendo a descrição do quadro, com riqueza de detalhes. “A intenção é que as crianças de várias etapas fiquem mais cívicas e participativas”, ressalta o pintor impressionista.

Ao todo serão 40 reproduções doadas prontas. O custo para o doador é de R$300,00 por cada quadro, que será emoldurado no tamanho 70x90cm e feito em canvas (impressão de altíssima qualidade aplicada em trama de tecido com aparência rústica, como tela de pintura). A estimativa é que a réplica dure 100 anos.

Vale dizer que no paspatur (espaço entre a tela e a moldura) do painel, serão constados, de maneira discreta, os nomes do projeto e do doador.

A quem tiver interesse em participar do projeto e doar um quadro, propiciando cultura e conhecimento aos jovens taquaritinguenses, poderá procurar o artista plástico, através do telefone (16) 3252-3128.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Sobre o artista – Washington Maguetas nasceu em Taquaritinga, no dia 5 de julho de 1942. É um artista plástico impressionista brasileiro, ícone de sua geração e reconhecido por suas belas obras de arte tanto no Brasil quanto no exterior.

Residente no Município, possui seu atelier em sua residência, instalado em um ambiente artístico cercado por belas paisagens, lago e cascata. Sua obra é revelada através de delicadas pinturas que retratam com grande sensibilidade as paisagens tipicamente brasileiras, natureza morta, retratos e interiores.

Vida e obra – Tem obras espalhadas pela Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Camarões, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, México, Mônaco, Noruega, Paraguai, Peru, Portugal, Serra Leoa, Suécia, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

Aos 17 anos, teve trabalho de sua autoria catalogado no 25º Salão de Belas Artes de São Paulo (1960). Desde cedo se dedicou às belas artes, não realizando estudos formais em artes plásticas, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e na prática. Seus mais de 50 anos de vivência artística lhe conferem a condição de mestre. Seus principais temas são paisagens brasileiras, interiores, retratos e efeitos de luz e sombra sobre a natureza morta e arranjos florais.

Compartilhe esta notícia: