Taquaritinga recebe técnicos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

Visita será decisiva para concessão do MIT – Município de Interesse Turístico, que viabiliza recursos anuais para investimento em infraestrutura turística no Município.

Na tarde da última quarta-feira (7), o COMTUR de Taquaritinga recebeu a visita de técnicos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, os quais realizaram visitas técnicas aos pontos turísticos mencionados no Diagnóstico Turístico e demais documentos enviados à referida Secretaria para concessão do MIT (Município de Interesse Turístico).

O propósito é validar o material enviado para que a Cidade possa receber a denominação que trará recursos anuais para investimento em infraestrutura turística.

A chuva, incessante durante o período, não assustou os integrantes da comitiva que visitaram praças, igrejas, templos, distritos e responderam a uma série de questionamentos.

“O município tem todo potencial de se desenvolver turisticamente. São locais, espaços e eventos que fazem de Taquaritinga uma cidade multidisciplinar no que tange ao turismo”, ressalta Vanilson Fickert, Coordenador de Turismo da Secretaria Estadual.

A visita técnica é o último passo para que uma cidade receba a denominação de MIT, o que viabiliza o acesso às verbas disponibilizadas anualmente pela Secretaria de Turismo.

“Taquaritinga reúne as condições necessárias para liderar a região no desenvolvimento turístico, muito embora ainda não tenha o MIT. O momento é de sensibilização do poder público e da sociedade civil para que haja uma priorização desta vertente, unindo esforços e aproveitando a possibilidade de Sebrae e Senac que já se colocaram à disposição da Cidade neste sentido”, afirma o empresário taquaritinguense Leornardo Olivério, presidente do COMTUR Taquaritinga.

O Prefeito Municipal, Vanderlei Mársico, o Vice-Prefeito, Luiz Fernando, e a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo e do COMTUR, estiveram presentes, acompanhando as reuniões e participando das visitas.

Vale lembrar que, ainda nesta última semana, Taquaritinga foi contemplada com recursos de R$ 1 milhão para Revitalização e Utilização de Locais de Interesse Turístico e Paisagístico. Trata-se da criação de espaços de caminhada, construção de um auditório e reformas gerais na área do Jardim Botânico da Cidade, antigo Horto Florestal.

O projeto, enviado em 2017 para o FID – Fundo de Interesses Difusos da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, foi aprovado mediante uma contrapartida de R$ 50 mil da prefeitura.

Complementando as novidades e os compromissos do COMTUR, na terça e quarta-feira desta semana, o Conselho esteve presente na vizinha Monte Alto (SP) para participar do Fórum Regional de Turismo & Negócios, promovido pela prefeitura da referida cidade, através de sua Secretaria de Indústria e Comércio, Turismo e Marketing e da SECEL – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

A programação incluiu palestras e reuniões para o fomento do turismo em nossa região. Monte Alto já possui o MIT (Município de Interesse Turístico) e possui interesse que essa denominação também seja atribuída à Taquaritinga, uma vez que a Serra do Jabuticabal está localizada no limite entre as duas cidades, permitindo o desenvolvimento de projetos em conjunto e visando a criação de Circuitos Turísticos com geração de renda e empregos. O evento foi encerrado com um city tour por Monte Alto.

“O momento é de união de forças para o bem comum”, ressalta Oliverio.

A título de conhecimento, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é um órgão consultivo e de assessoramento do Poder Executivo Municipal, que tem por objetivo opinar, sugerir, indicar e propor medidas que tenham por finalidade o desenvolvimento da atividade turística no Município. Em Taquaritinga, foi criado em 2015 e vem trabalhando desde então pela organização do desenvolvimento turístico da Cidade.

Compartilhe esta notícia: