Secretaria de Saúde desenvolve atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e a prevenção do câncer de próstata

Compartilhe esta notícia:

A campanha do Novembro Azul, no Brasil, desenvolve atividades em alusão ao mês do “Dia Mundial do Diabetes”, 14 de novembro, e a Prevenção do câncer de Próstata.

A prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve atividades na rede publica de saúde, buscando colaborar e conscientizar a população com relação à prevenção destas duas doenças.

Diabetes – Como prevenção ao diabetes e em referencia ao Dia Mundial, o município realizará, além de as ações de rotinas nas unidades básicas de saúde, palestras nas UBS Nelson Sargi no dia 13/11 (terça-feira), Hospital de Olhos Manoel Dante Buscardi no dia 14 (quarta-feira), e na USF Nevio Ozzetti no dia 20 (terça-feira), ministradas pela Dra. Maria Tereza Arioli Prandini, medica endocrinologista.

Os sintomas mais comuns do Diabetes são muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração. A campanha busca identificar pessoas que estejam dentro os fatores de risco, como sobrepeso, obesidade, sedentarismo, histórico familiar, hipertensão arterial entre outros, e que nunca tenham buscado pelo conhecimento do seu status de glicose no sangue. Essas pessoas devem procurar pela UBS fazer o teste de glicemia. Ressaltando que para a realização do teste é preciso jejum de oito horas.

Prevenção do câncer de próstata – Com relação à Prevenção do Câncer de Próstata, as ações buscam conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem e colaborar com a superação do estigma dos exames de rotina.

O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), exame este laboratorial, e o exame de toque. “O toque retal é um exame rápido, dura segundos é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem, que deve também ser realizado, já que o PSA não é eficaz sozinho”, explica a Simone dos Santos Parlangeli, diretora da secretaria Municipal de Saúde.

A campanha será realizada nas unidades básicas de saúde, tendo como alvo a população de homens acima de 50 anos, que nunca tenham realizado exames preventivos. Nos dias 12 e 26 (segundas-feiras), a partir das 19h no Centro Medico Municipal na Vila Buscardi o medico urologista, Dr. José Maria Modesto, realizará avaliação e o exame de toque para os homens que se enquadram no público-alvo.

Compartilhe esta notícia: