Projeto visa incluir Dia Municipal do Artista Impressionista

Compartilhe esta notícia:

Data será uma homenagem aos pintores impressionistas, em especial ao pintor taquaritinguense Washington Maguetas.

Está em trâmite, na Câmara de Vereadores, Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que visa incluir, no Calendário Oficial de Eventos do Município, o “Dia Municipal do Artista Impressionista”.

A data seria comemorada no dia 05 de julho de cada ano, sendo que o Executivo fica autorizado a firmar parcerias com entidades culturais e oferecer espaços para a realização de eventos e exposições relacionados aos artistas impressionistas que residam ou se encontrem no Brasil.   A matéria foi elaborada em homenagem aos pintores impressionistas, em especial ao pintor Washington Maguetas, considerado um ícone de sua geração, reconhecido por suas obras no Brasil e no exterior.

“Taquaritinga é pródiga em gerar artistas de várias vertentes, na literatura, teatro, música, artes plásticas e, em relação aos pintores impressionistas, nós temos um dos maiores do mundo contemporâneo, que é o Washington Maguetas”, disse o secretário de Cultura, Thiago Duarte.

Washington Maguetas – O artista tem seu atelier em Taquaritinga, instalado em um ambiente cercado por belas paisagens, lagos e cascatas, que o artista aplica em suas obras, feitas com muita inspiração e muita técnica, com destaque para o “Trimaismo”, escola criada por ele, que utiliza três ou mais recursos técnicos sobre suporte convencionais de tela ou painel. O visual é acompanhado de poesias de autores variados, relativos às obras. O pintor recebeu uma homenagem especial no desfile da Festa da Ciodade deste ano.

“O projeto tem a intenção não só de homenagear o Maguetas, como de fomentar o turismo cultural em nossa cidade, por meio de eventos, amostras e exposições”, concluiu o prefeito Vanderlei Mársico.

O artista taquaritinguense é estudado nas escolas de Belas Artes de todo Brasil e ilustra, também, diversos livros e materiais didáticos do ensino fundamental e médio.

Compartilhe esta notícia: