Educação: Enem teve prova com temas atuais

Compartilhe esta notícia:

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos de todo o País produziram uma redação sobre o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e responderam a 90 questões de linguagens e ciências humanas.

A prova foi crítica, com temas atuais, como cidadania, direitos humanos, gênero e internet. As questões de Filosofia e Sociologia foram um pouco diferentes principalmente pelas ausência de temas clássicos do Enem, como filosofia grega e patrimônio cultural brasileiro. Já geografia trouxe questões de geografia física, clima, hidrografia e noções de geologia, confirmando uma tendência observada em 2017 de abordar esses assuntos que tinham menos peso em anos anteriores.  A prova de história foi com textos menores e adequados, reuniu assuntos interessantes, como o movimento pelos direitos dos negros nos Estados Unidos; controle de voto na República Velha – o coronelismo; política partidária na República liberal brasileira. Já no português, manteve-se a ideia de leitura e interpretação com a redação que veio em caráter de inovação sobre manipulação na Web.

Em um contexto, a prova foi uma das melhores dos últimos anos. O que chamou a atenção também, foi o fato de poucos alunos terem faltado do exame.

Compartilhe esta notícia: