NASA anuncia fim do telescópio Kepler

Dispositivo lançado em 2009 ficou sem combustível e parou de funcionar.

Na última terça-feira (30) a NASA divulgou que o telescópio espacial Kepler, que tem analisado planetas distantes nos últimos nove anos, ficou sem combustível e não realizará mais pesquisas científicas.

Kepler foi lançado em março de 2009 e, desde então, identificou mais de 2,6 mil planetas localizados para além do Sistema Solar. O telescópio também descobriu que até metade das estrelas visíveis da superfície terrestre pode ser cercada por pequenos planetas rochosos semelhantes à Terra. Antes de seu lançamento, apenas uma centena dos planetas fora do sistema solar eram conhecidos.

Contudo, os astrônomos já lançaram, em abril deste ano, um equipamento para realizar descobertas de objetos espaciais distantes e dar continuidade ao antecessor, Kepler. Conhecido como Tess “o caçador de planetas”, o satélite já observou milhares de estrelas em busca de novos mundos.

Cientistas acreditam que, futuramente, o novo telescópio da Nasa ajudará a catalogar ao menos outros 100 exoplanetas rochosos para estudos.

No momento, Tess está realizando sua busca na região sul do céu, observando 15.900 estrelas a cada dois minutos. Através da variação do brilho delas o aparelho pode encontrar novos objetos.