Horário de verão começa neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Relógio deve ser reajustado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Na primeira hora do próximo domingo (à meia noite), os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Este ano, diferente dos outros que tiveram início no terceiro domingo de outubro, o horário de verão foi modificado para não ocorrer entre o primeiro e o segundo turno da eleição e segue até o dia 17 de fevereiro.

A título de conhecimento, o Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, no dia 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Países como Rússia, China e Japão não adotam esta iniciativa.

Compartilhe esta notícia: