Outubro: mês de combate à violência contra a mulher

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Taquaritinga, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu, durante o mês de outubro, por ocasião do Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, uma séria de atividades sobre o tema.

Foram realizadas campanhas socioeducativas sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas para a comunidade e sociedade em geral, bem como a difusão da Lei Maria da Penha. Nos CRAS Silvio Basso (Jardim São Sebastião) e Antonio Thomaz Donato (Jardim Micali) foram realizadas oficinas e palestras, em parceria com o Conselho Tutelar. Sobre o processo de gestação até o parto, foi tratada a violência obstétrica, em parceria com outras colaboradoras.

“Foi feita uma pesquisa com as mulheres participantes dos grupos dos CRAS e o resultado indicou uma forte presença do fenômeno da violência no contexto social da vida delas”, informou Paulo Pedrassoli, diretor de Promoção Social de Taquaritinga. Das mulheres pesquisadas, 65% afirmaram que já souberam de situações de violência contra a mulher ocorridas entre amigos, vizinhos e na própria família.

“O mês de outubro foi dedicado à mulher, com as ações de saúde, do Outubro Rosa, e com as ações de prevenção e combate à violência”, explicou o prefeito Vanderlei Marsico.

Na Estação da Cidadania, no Jardim São Sebastião, foi exibido um documentário que trata do processo de construção e consolidação da Lei Maria da Penha, seguido de uma roda de conversa para refletir sobre a questão. O encontro disparou uma campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, com o tema “Quem ama cuida, não bate!”.

Compartilhe esta notícia: