UFSCar recebe doação de obras de Luiz Carlos Prestes

Universidade realiza trabalho minucioso para preservar parte do acervo de 1,4 mil livros recebidos.

Anita Leocádia Prestes, filha de Prestes e Olga Benário, doou em setembro à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) algumas obras pertencentes ao militar e político Luiz Carlos Prestes.

Parte do acervo de 1,4 mil livros se encontra no quinto andar da Biblioteca Comunitária.

Várias edições são ainda mais especiais pelas dedicatórias que possui, por exemplo, a assinatura de Cândido Portinari e outra de Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”. Uma biografia de Prestes escrita por Jorge Amado, em 1942, também está entre o acervo.

Nem todas as obras estão em boas condições e a UFSCar iniciou um trabalho cauteloso de restauração, com todos os cuidados específicos para cada necessidade. Alguns livros, por exemplo, é limpo com pincéis, página por página. Outros precisam de uma espécie de curativo em que um papel especial, fabricado no Japão, adere à fibra.

Todo o trabalho de restauro do acervo não tem data para ser finalizado. Dentre os exemplares há também documentos de Prestes, que serão disponibilizados para pesquisas.

Na década de 1920, o revolucionário comunista liderou o movimento político conhecido como “Coluna Prestes”.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de O Defensor. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Defensor poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."