Polícia Federal apura fraudes em Instituto de Previdência no Recife

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (19/10) a Operação Abismo, com intuito de reprimir e desfazer um esquema de fraudes no Instituto de Previdência dos Servidores de um município no interior de Pernambuco.

Com início em março deste ano, as investigações levantaram mais de R$ 90 milhões transferidos do Instituto.

O montante estava investido em instituições sólidas, para fundos de investimento compostos por ativos podres, isto é, sem fundamento e com grande probabilidade de inadimplência, prejudicando o pagamento da aposentadoria dos servidores do município.

Os indícios coletados durante a investigação levam a crer que a alteração na carteira de investimentos do Instituto de Previdência foi efetuada a mando do prefeito do referido município, devido à futura vantagem indevida.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores depositados em contas dos nomes investigados. Os envolvidos responderão, de acordo com suas participações, pelos crimes de associação criminosa, crimes financeiros, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, cujas penas ultrapassam 30 anos de reclusão.

Foram emitidas várias ordens judiciais, mandados de busca e apreensão, mandados de prisão preventiva e mandados de prisão temporária, nos estados de Pernambuco, São Paulo (sendo uma prisão realizada na cidade de Guariba), Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Os presos serão levados até a sede da Polícia Federal, onde serão interrogados e, posteriormente, encaminhados para os respectivos sistemas prisionais.

Dos outros estados ficarão reclusos nos sistemas prisionais respectivos, à disposição do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Compartilhe esta notícia: