Carnaval de 2019 será em março

Compartilhe esta notícia:

Definido com base no calendário da Igreja Católica, o Carnaval do próximo ano terá início no dia 2 de março de 2019 (sábado) e segue até a terça-feira, dia 5.

A terça-feira de Carnaval acontece 47 dias antes do Domingo de Páscoa, que é a data mais sagrada do cristianismo. A Quarta-Feira de Cinzas, que será dia 6 de março, antecede em 40 dias o Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Esse intervalo é a Quaresma.

A título de conhecimento, a contagem da data da Páscoa é conhecida como Computus (em latim) e define todo o calendário cristão. A data ocorre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o início da primavera no hemisfério norte.

Contudo, a projeção sobre a lua usada pela igreja nesse cálculo tem por base projeções da Idade Média. Por isso, não coincide com o ciclo lunar real. Assim, a Páscoa é definida pela chamada “lua cheia eclesiástica”.

É a quarta vez, durante este século, que a folia está marcada para o terceiro mês do ano. A primeira aconteceu em 2003, a segunda em 2011 e a última foi em 2014, entre os dias 1º e 4 de março.

Compartilhe esta notícia: