ARTESP apoia “Outubro Rosa” levando informações sobre câncer de mama para quem trafega nas principais rodovias paulistas

Compartilhe esta notícia:

Movimento mundial visa incentivar o diagnóstico precoce da doença para aumentar as chances de cura.

A partir desta segunda-feira, dia 1º de outubro, quem viajar pelas principais rodovias paulistas receberá alertas e informações sobre a importância da mamografia no combate ao câncer de mama. O diagnóstico no estágio inicial da doença aumenta em até 95% as chances de cura. A ação integra os esforços mundiais para a campanha “Outubro Rosa” e é uma iniciativa da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e das 21 concessionárias de rodovias paulistas. Ao longo do mês serão distribuídos nas praças de pedágio 300 mil folhetos com informações sobre diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Além disso, em 274 painéis eletrônicos de mensagens será exibida a frase: “Pense rosa! Faça a mamografia! “, ao longo dos 8,4 mil quilômetros de rodovias paulistas concedidas.

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce. Pelo segundo ano consecutivo, a Artesp é parceira da ONG Orientavida que coordena a campanha “Pense Rosa” em reforço ao alerta para as mulheres sobre a detecção precoce do câncer de mama.

De acordo com informações do INCA, Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém, representa apenas 1% do total de casos da doença.

Compartilhe esta notícia: