Brasileiros cometem suicídio a cada 46 minutos

Compartilhe esta notícia:

As ligações de prevenção, realizadas através do número 188, passaram a ser gratuitas para todo o Brasil.

Na manhã da última quinta-feira (20), o Ministério da Saúde apresentou um índice preocupante e que vai de encontro a Campanha do Setembro Amarelo: o País registra 1 caso de suicídio a cada 46 minutos.
Atualmente, o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no País. Entre os homens, nesta faixa etária, é o terceiro motivo mais comum e entre as mulheres, o oitavo.

Em 2016, o Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio. O número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior.

Estudos do Ministério apontaram que o risco de suicídio é reduzido quando há acompanhamento psicossocial e quando as pessoas conseguem desabafar com outras.

Alguns municípios contam com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), como forma de auxiliar e proteger a saúde mental daqueles que necessitam de um acompanhamento, diagnosticado por profissionais.

Entre as ações em andamento, o ministério informou que tem elaborado as Diretrizes Nacionais de Vigilância em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, trata-se de um documento com informações sobre suicídio influenciado pelo ambiente de trabalho. Foi lançada também uma página temática com sinais de alerta para saber agir diante do problema.

Vale dizer que desde o dia 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, passaram a ser gratuitas para todo o Brasil.

Compartilhe esta notícia: