Luz azul provoca envelhecimento precoce

Compartilhe esta notícia:

Diminuir a exposição da pele é um dos métodos de prevenção.

A luz azul, presente nos computadores, tablets, smartphones e até mesmo nos raios solares, contribui para o envelhecimento precoce por estimular a produção dos temidos radicais livres, que aceleram a oxidação das células.

Embora o sol emita muito mais luz azul do que os parelhos eletrônicos, as pessoas ficam muito mais tempo expostas às tecnologias. Cerca de 6 a 10 horas a mais do que ao ar livre.

A exposição a essa radiação aumentou significativamente. Conhecida também por high-energy visible light ou HEV, a luz azul entra mais profundamente do que os raios UVA e UVB e atinge a camada onde há ácido hialurônico, elastina e colágeno, levando a pele a envelhecer e ficar propensa às manchas.

Como método de prevenção, o ideal é utilizar filtros solares contendo óxido de ferro em sua composição, os famosos filtros com cor, que formam uma barreira física contra a luz visível. O produto deve ser aplicado de manhã e reaplicado na hora do almoço. O uso de antioxidantes tópicos e orais, também reforçam a proteção.

Na era digital, evitar os eletrônicos antes de dormir vai ajudar a pele e o sono.

Compartilhe esta notícia: