Atendente de farmácia capacitado contribui para efetividade dos tratamentos e evita riscos de posologia

Compartilhe esta notícia:

Curso do Senac Jaboticabal promove desenvolvimento de competências e técnicas sobre uso correto de medicamentos; inscrições já estão abertas.

A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou, em agosto, que houve redução significativa no tempo de espera para análise de pedidos de registro de medicamentos no Brasil. Até março de 2017, a inscrição de um novo produto farmacêutico levava, em média, 270 dias para ser avaliada. Agora, são 70 dias, aproximadamente. Na categoria dos remédios prioritários ou para doenças raras, o grupo de genéricos e similares teve o tempo de apreciação atenuado de 191 para 156 dias.

Na prática, essa melhoria significa acesso mais rápido do brasileiro a novos tratamentos. Para efetividade das posologias e das indicações médicas, o principal ponto de contato entre paciente e medicamento deve ter excelência para ser eficaz e assertivo. “O farmacêutico é de fundamental importância na orientação do uso correto de medicamentos e na adesão do paciente ao tratamento”, destaca Fernanda Magro, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Jaboticabal.

Para contribuir com o setor, a unidade preparou o curso Noções sobre Medicamentos para Atendimento em Farmácias, que inicia em 6 de outubro. As aulas oferecerão noções básicas de atendimento em farmácia e drogaria, englobando conceitos gerais sobre remédios e encaminhamento farmacêutico de forma ágil e correta, com ética e responsabilidade.

“O curso é destinado aos atendentes de farmácia e farmacêuticos. Trata-se de uma formação básica, que aborda conteúdos fundamentais do dia a dia das drogarias. Proporciona a utilização correta de conceitos e facilita as orientações que devem ser transmitidas aos pacientes”, diz Fernanda.

A docente ainda ressalta que seguir perfeitamente as informações da prescrição médica é um item imprescindível. É comum o paciente, após a consulta, apresentar dúvidas com relação ao tratamento a ser seguido e o profissional da farmácia precisa estar pronto para ajudá-lo nesse momento. “Orientações sobre horários, explicação sobre a dosagem a ser administrada e tempo de duração do tratamento são itens fundamentais para sanar qualquer enfermidade.”

Além disso, a maioria das prescrições podem ser ambíguas, ilegíveis ou incompletas. O uso de abreviaturas, a presença de rasuras e a falta de padronização da nomenclatura de medicamentos prescritos (nome comercial ou genérico) são fatores que podem contribuir para erros de medicação. “Por isso, o atendente deve estar preparado e sob a supervisão de um farmacêutico”, orienta a docente.

O curso também ministra ensinamentos sobre: conservação dos medicamentos no que diz respeito a sua estabilidade físico-química e microbiológica; posologia constante na receita para contribuir para a adesão ao tratamento; e armazenamento adequado dos medicamentos no estabelecimento, a fim de zelar pela manutenção da atividade terapêutica e evitar riscos ao usuário.

“Funcionários bem treinados e capacitados para o atendimento em farmácia transmitem confiança e segurança, proporcionando um tratamento eficaz e fidelizando o cliente ao estabelecimento”, pontua a especialista do Senac.

O curso Noções sobre Medicamentos para Atendimento em Farmácias já está com as inscrições abertas no Portal Senac (www.sp.senac/jaboticabal) e pessoalmente na unidade. Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 17 anos e, ao menos, estar cursando o ensino médio.

Serviço:

Noções sobre Medicamentos para Atendimento em Farmácias

Data: 6 de outubro a 10 de novembro de 2018

Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: