Educação: Resultado do Ideb sugere melhorias e metas para 2021.

Compartilhe esta notícia:

Brasil superou a meta prevista nos anos inicias, porém está abaixo da meta nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Em Taquaritinga, Escolas Municipais comemoram boa pontuação.

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou, no dia 03 de setembro, as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas que participaram da edição de 2017.

O índice é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), índices de fluxo e taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.

De um modo geral, os melhores índices de etapa desenvolvida foram os anos iniciais do ensino fundamental, que conseguiram cumprir a meta de 5,5. Nessa etapa, o País avançou até alcançar 5,8 pontos.  Todos os estados evoluíram na proficiência média em relação à última avaliação, em 2015.

Na etapa seguinte, no entanto, começam os problemas. A meta estabelecida para os anos finais do ensino fundamental em 2017 era de 5 pontos, mas a média nacional foi de 4,7. No ensino médio, o Brasil ficou quase um ponto longe da meta. Segundo as projeções do MEC, a etapa deveria alcançar 4,7 pontos em 2017, mas ficou em 38. Desta maneira, o ensino médio segue como etapa mais desafiadora.

Em Taquaritinga, algumas escolas municipais comemoram a boa pontuação e agradeceram, através das redes sociais, a atuação da equipe docente em relação à dedicação e ao comprometimento com a educação.

Na plataforma, os interessados podem consultar o Ideb (http://ideb.inep.gov.br/resultado), comparar a escola selecionada com a média das demais e obter informações sobre desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre outras informações sobre a instituição.

Compartilhe esta notícia: