Capitão da PM afirma “é necessário que todos participem da Segurança Pública”

Compartilhe esta notícia:

Capitão PM Ricardo Costacurta Filho, foi o entrevistado da semana do Jornal O Defensor.

Nesta última semana, o capitão da Polícia Militar de Taquaritinga Ricardo Costacurta Filho respondeu a uma série de questionamentos feitos pelo jornalista Gabriel Bagliotti, diretor de O Defensor. A entrevista se deu, a princípio, para que a autoridade policial de nossa Cidade pudesse responder a uma afirmação feita na coluna Sobe & Desce da última semana. Costacurta gentilmente respondeu as perguntas e apresentou alguns dados do trabalho da PM em Taquaritinga.

Acompanhe o bate papo:

O Defensor –Na última edição impressa de O Defensor, na coluna Sobe & Desce consta as seguintes afirmações: Desce – Uma vez mais, famílias da cidade vivem momentos de intranquilidade por conta de assaltos e roubos dentro da área urbana de Taquaritinga. Uma insegurança total do povo. Sobe – Desta vez, pelo menos, a sorte colaborou com a polícia que descobriu carro e quadrilha na vizinha Jaboticabal. É preciso montar uma estratégia melhor de prevenção. Como responsável pela Polícia Militar em nossa Cidade, o senhor concorda ou discorda desta afirmação? Se discorda, por quê?

Capitão Ricardo Costacurta: Com certeza eu discordo da afirmação e com o modo sarcástico e leviano como foi colocado quando se fala em sorte no encontro e da prisão dos autores do roubo do veículo por Jaboticabal, pois o automóvel somente foi localizado e os autores presos devido ao trabalho realizado pela Polícia Militar de Taquaritinga em conjunto com a Polícia Militar de Jaboticabal, inclusive os proprietários do veículo muito agradeceram o serviço prestado pelos policias militares de ambas cidades, mesmo diante de situação tão traumática, tornando público o seu contentamento com a Instituição em redes sociais.

A cidade de Taquaritinga tem índices criminais muito baixos e quando acontece um crime grave, por exemplo, um roubo de veículo, é claro que chama atenção de todos, inclusive da Polícia Militar, a qual trabalha incansavelmente, juntamente com a Polícia Civil, para que o crime seja solucionado e para que a prevenção funcione. É fato que grande maioria dos roubos e alguns delitos correlatos estão sendo praticados por indivíduos oriundos de outros municípios, pois sabem que acaba dificultando o trabalhado de prevenção e principalmente o de investigação, porém mesmo assim a grande parte destes delitos tem sido coibida ou solucionada.

O Defensor – Recentemente estamos acompanhando uma onda de assaltos à mão armada em Taquaritinga. É sabido por todos que a 2ª Companhia de Polícia Militar abrange a região de Taquaritinga, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes e Itápolis. Quais as ações de prevenção e combate a este tipo de crime estão sendo feitas pela PM?

Capitão Ricardo Costacurta: Correto, a 2ª Companhia do 13º Batalhão de Policia Militar do Interior é composta pelos municípios de Taquaritinga, Itápolis, Cândido Rodrigues e Fernando Prestes, além de seus respectivos distritos. Fazemos ações de polícia preventiva em toda área da Companhia e direcionamos o policiamento e o efetivo de acordo com a demanda apresentada.

Um exemplo é a Força Tática, a qual faz um excelente trabalho de prevenção e repressão em toda área da Companhia, refletindo em excelentes resultados e em sensação de segurança à comunidade. Fizemos grandes operações em toda área da Companhia, grande parte em Taquaritinga, inclusive com apoio do Canil de Araraquara e do helicóptero Águia de Ribeirão Preto. Somente no ano de 2018 a Companhia já prendeu em flagrante mais 185 pessoas e 76 menores de idades, além de apreender quase 12 kg de drogas variadas.

O Defensor – O senhor acredita que o efetivo policial em nossa Cidade é suficiente para combater os crimes, que antes estavam ligados apenas às grandes capitais e que, nos últimos anos, tem acontecido com maior frequência em cidades pequenas como a nossa?

Capitão Ricardo Costacurta: O efetivo é determinado pelo Grande Comando da Instituição, baseado em variáveis como número populacional, índice criminal, grandes centros, entre outros. Conseguimos juntamente com a Prefeitura local uma equipe diária de Atividade Delegada, onde o policial trabalha no horário de folga, 8 horas por dia, e auxilia na prevenção e manutenção da ordem no município, além de auxiliar também em atribuições de fiscalização afetas ao poder municipal.

Com isso temos mais uma viatura por dia, algumas horas, prestando apoio a toda a comunidade. É certo também que não é apenas número de policias e de viaturas que solucionam as questões criminais, é necessário que todos participem da Segurança Pública; hoje temos em dois bairros o Programa Vizinhança Solidária, onde os próprios munícipes ajudam a cuidar de onde moram, temos em funcionamento também o CONSEG, onde todos da população podem participar e ajudar nas questões de segurança pública, porém temos ainda participação longe do esperado.

Tenho utilizado as mídias disponíveis, bem como pedido aos policiais militares para que orientem a população com dicas de segurança e seu papel nesta questão tão importante, e mesmo assim vemos vários munícipes deixando casas abertas, veículos abertos e com a chave no contato, entre outras coisas; infelizmente temos ocorrência consumada com esse tipo de facilitação da vítima.

O Defensor – Nos últimos meses o jornal O Defensor tem noticiado com frequência informações a respeito de tráfico de drogas em Taquaritinga. Quase que em 100% dos casos podemos observar a presença de menores envolvidos com as drogas. Na opinião do senhor, quais ações deveriam ser feitas para colocar um ponto finalnesta questão do tráfico?

Capitão Ricardo Costacurta: O tráfico de drogas infelizmente é um crime que avassala a vida de diversas famílias, e movimenta também todos os outros delitos como o furto e o roubo. É sim muito comum a “utilização” de menores de idade nestes delitos, pois a legislação é mais branda para eles. A Polícia Militar trabalha arduamente no combate ao tráfico de drogas, sem deixar de lado suas outras atribuições, inclusive como já foi dito aqui na entrevista, até esta data já apreendemos mais ou menos 12 kg de drogas variadas e diversas ocorrências, onde várias pessoas maiores de idade foram presas e menores de idade apreendidos.

O Defensor – Capitão, nesta última pergunta deixamos o espaço aberto para que o senhor possa apresentar alguns dados em relação ao trabalho da PM em nossa Cidade. Desde já o nosso muito obrigado por essa entrevista.

Capitão Ricardo Costacurta: Por fim agradeço todas as pessoas de bem que acreditam e auxiliam a Polícia Militar em seu trabalho tão árduo, agradeço a todos os policias militares que todos os dias saem de sua casa para defender a comunidade, pessoas que não conhecem, podendo, infelizmente, cumprir o juramento que fazem ao entrar na Instituição, defendê-los com o sacrifício da própria vida.

Gostaria ainda de agradecer as pessoas que nos auxiliam mandando lacres de alumínio para que possamos trocar por cadeira de rodas, as quais são doadas para Entidades ou pessoas que necessitam, é impressionante como essa Campanha realmente deu certo em Taquaritinga. Finalmente coloco a Polícia Militar sempre à disposição e peço que em qualquer situação suspeita a população ligue 190. Obrigado !!

Compartilhe esta notícia: