Secretário de Cultura Thiago Duarte é o entrevistado da semana

Compartilhe esta notícia:

“Costumamos dizer que a Cultura é o ‘patinho feio’ da maioria das administrações públicas, seja municipal, estadual ou federal, pois sempre tem um dos menores orçamentos”, diz Thiago.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo é formado em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Licenciatura em Estudos Gerais pela Universidade de Lisboa, Portugal. Está em Taquaritinga para gerir a pasta da Cultura, que tem um problema crônico de falta de verbas. “Costumamos dizer que a Cultura é o ‘patinho feio’ da maioria das administrações públicas, seja municipal, estadual ou federal, pois sempre tem um dos menores orçamentos”, diz Thiago. Esse ano, a secretaria promove os festejos dos 150 anos de Fundação da Cidade e ousou ao, pela primeira vez, transferir o desfile cívico de aniversário de Emancipação Política para a Avenida Paulo Roberto Scandar.

O Defensor: Por que alterar o local do desfile para a Avenida Paulo Roberto Scandar?

Thiago: Essa decisão vinha sendo estudada desde o começo de nossa gestão. Tradicionalmente, a Rua Prudente de Moraes recebia todos os principais eventos, desfiles cívicos, o corso do carnaval, e também as manifestações espontâneas, como as passeatas dos times de futebol que venciam os campeonatos. Mas, de anos pra cá, percebemos uma valorização da avenida, que se tornou o principal ponto de encontro, no Natal e Ano Novo e, também, nas comemorações esportivas, pois tem melhores condições de receber um número maior de pessoas do que a Prudente de Moraes.

O Defensor: E como avaliou o resultado?

Thiago: Por ter sido o primeiro desfile, concordamos que houve algumas falhas, mas, no geral, o resultado foi positivo. Consideramos a questão da segurança como primordial e debatemos o tema com a Polícia Militar, que apontou que a Avenida seria bem mais segura que a Prudente, inclusive em relação ao acesso de ambulâncias e agentes de atendimento de emergências. O número recorde de pessoas que assistiram as mais de 30 atrações é um sinal de que a maioria da população também aprovou o desfile na avenida Paulo Scandar.

O Defensor: Uma das críticas foi a respeito da falta de banheiros públicos.

Thiago: No desfile desse ano, abrimos à população os banheiros da Escola Modesto Boher e do Estádio Antonio Storti, próximos à avenida. Para o ano que vem iremos melhorar o acesso e ampliar, possivelmente, com banheiros químicos. Um ponto de destaque foi a distribuição de água, foram milhares de saquinhos distribuídos gratuitamente e ninguém ficou sem receber água potável.

O Defensor: Para o segundo semestre, o que podemos esperar da secretaria de Cultura e Turismo?

Thiago: As festividades do Sesquicentenário, que é o aniversário de 150 anos de Fundação da cidade, se estenderão até o mês de dezembro. Continuaremos com um amplo cronograma de eventos musicais, artísticos, em parceria com a Etam e com outras associações. Felizmente, a Administração Vanderlei Mársico/Luiz Fernando compreendeu a importância da Cultura e do Turismo como elementos de desenvolvimento social e econômico e tenho esperança de que, juntos, poderemos fazer uma cidade melhor.

Emocionante – Um ponto chamou a atenção de todos os populares que puderam acompanhar o Desfile Cívico, em comemoração aos 126 anos de Emancipação Politico-Administrativa de Taquaritinga, realizado na manhã do último domingo, 19 de agosto, foi os jovens Felipe Siqueira e Letícia Morelli Costa. Ele o pianista, já ela a bailarina que deram um verdadeiro show durante o desfile da Escola Técnica de Artes Municipal “Santa Cecília”. Parabéns!
Compartilhe esta notícia: