De Taquaritinga para o Chile

Compartilhe esta notícia:

Jovem Naiara Bianchi realiza intercâmbio na América Latina.

A estudante do sexto semestre do curso de Produção Industrial da Fatec Taquaritinga, Naiara Bianchi, de 20 anos, embarcou para uma nova aventura.

Por intermédio da faculdade que frequenta, a jovem participou do processo seletivo de bolsas Ibero-Americanas em parceria com o Santander Universidades. O programa traz como objetivo contribuir na formação dos estudantes, potencializando as relações acadêmicas através dos intercâmbios. A iniciativa oferece também uma bolsa-auxílio, utilizada para transporte, hospedagem e alimentação da aluna.

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas, na primeira etapa, a fatecana precisou enviar uma carta explicando o porquê do interesse em participar desse intercâmbio, como também enviar o histórico escolar com o porcentual de rendimento (média das notas).

No término do prazo estipulado foram classificados os alunos, dentre todas as FATECs, que melhor atenderam aos requisitos dessa fase.

“Assim que saiu o resultado fiquei muito entusiasmada, pois consegui a classificação para o segundo período do processo. Fui a sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, a fim de participar de uma entrevista em nível `B2 do idioma da sua preferência´. Por não ter tanto contato com o espanhol, na época, optei pelo inglês, que me ajudou a ter sucesso na seleção”, conta a estudante.

Quinze dias após esta triagem, Naiara estava com o resultado em mãos. O sonho de realizar um intercâmbio estava prestes a decolar. A jovem havia sido selecionada para concessão da bolsa de estudo.

Dono de uma geografia impressionante, que vai dos estremos entre gelo e deserto, Chile foi o destino escolhido pela estudante.

O país, perfeito para uma imersão completa de idioma e cultura, sempre encantou Naiara com seu nível de desenvolvimento tecnológico que comporta, principalmente, na área de Engenharia Elétrica.

A possibilidade de cursar em uma das melhores universidades no ramo de engenharia de todo o Chile foi primordial na escolha.

Todo o processo aconteceu no final do segundo semestre de 2017, cuja programação foi realizar o tão esperado intercâmbio no segundo semestre deste ano.

No dia 29 de julho, Naiara alçou voo para adquirir conhecimento e explorar uma cultura diferente.

“Quando cheguei no Chile o que mais estranhei foi o idioma, pois apesar de ter estudado bastante o espanhol, nunca tive um contato tão grande com a língua”.

Como reflexo de toda diversidade que o país apresenta, através da surpreendente pluralidade climática e geográfica, o povo caloroso e acolhedor fez a jovem, que está acomodada com nativas, se sentir “em casa”. As anfitriãs, uma chilena e a filha de apenas nove anos, tem ajudado a brasileira a se adaptar com a língua e a conhecer os costumes locais.

A estudante conta que, embora maravilhada com tudo, no início sofreu um pouco com a adaptação, cujas maiores dificuldades foram o choque cultural, a saudade da família e as inseguranças típicas de uma jovem que está longe de casa e em um lugar desconhecido.

Naiara está cursando a faculdade de DUOC UC na sede San Joaquin, no curso de Ingeniería en Electricidad y Automatizacíon Industrial (Engenharia Elétrica e Automatização Industrial. A opção foi por cursar Implementación de Proyectos de Automatización (Implementação de Projetos de Automatização), Configuración de Redes Industriales (Configuração de Redes Industriais) e Estudios de Eficiencia Energética en Procesos Industriales (Estudos de Eficiência Energética em Processos Industriais).

“Estou muito encantada com toda a universidade, que é gigantesca e maravilhosa, como também os laboratórios, todos do mais alto nível, tanto que acabaram de implementar um Smart Grid, sendo este o único laboratório desse tipo em todo o país e o melhor em toda latino-américa. Além disso, os colegas da faculdade são bem receptivos com os intercambistas”, enfatizou a discente.

Com o apoio dos pais, amigos e da Fatec Taquaritinga, a jovem, que retornará ao Brasil até o final do ano, vem ganhando experiência e novas amizades.

“Acredito que o maior aprendizado que tive até agora foi o de aprender a dizer adeus aos meus costumes e me integrar ao modo de vida aqui. Conheci várias pessoas e lugares maravilhosos. Quando voltar, além de ser uma pessoa mais rica em conhecimentos profissionais,

terei muitas recordações e histórias para contar. Serei mais determinada e pronta para novas aventuras, pois o que mais quero é nunca deixar essa adrenalina que estou vivendo no passado”, conclui.

Apaixonada pelo ramo industrial e elétrico, Naiara quer seguir a carreira e já iniciou sua trajetória com o “pé direito”.

 

Compartilhe esta notícia: